A manifestação completa da síndrome dos ovários policísticos (SOP) tende a ocorrer na adolescência em mulheres predispostas, quando o eixo hipotálamo-hipófise-ovário é ativado.
Nesta fase, mudanças metabólicas levando a alterações na distribuição de gordura corporal, também ocorrem.
👧Na puberdade há um aumento fisiológico nos níveis de insulina. Este aumento leva, por um lado, à diminuição nos níveis de SHBG (proteína que se liga à testosterona e regula sua quantidade). Quando o SHBG diminui, sobra testosterona, que é responsável por fenômenos androgênicos como a acne (espinhas). É aí em que uma má alimentação – muitas vezes iniciada na mais tenra infância – repleta de alimentos industrializados e regada a muito fast-food, entra para piorar a acne, seborreia e queda de cabelo.
Por outro lado, o aumento nos níveis de insulina estimulam os ovários a produzirem mais hormônios androgênicos como a testosterona, levando à acne e ciclos menstruais irregulares tão comuns na SOP.
Adolescentes com resistência insulínica (quando ela não consegue penetrar nas células para agir) e acima do peso (sobrepeso ou obesas) são sempre as de maior risco para desenvolverem a SOP na adolescência. ‼Os pais têm fundamental importância neste problema.
Conversar, educar sempre e, quando necessário, impor a autoridade de pais em determinar o que sua filha adolescente deve comer (para o bem de sua saúde), é, antes de tudo, um ato de amor e de prevenção da SOP na infância e adolescência!
Referência bibliográfica: Lewy VD, Danadian K, Witchel SF, Arslanian S. Early metabolic abnormalities in adolescent girls with polycystic ovarian syndrome. J Pediatr. 2001;138:38–44.