Mulheres com SOP tem maior risco de trombose venosa profunda do que mulheres sem SOP?

sop-mulheres-trombose

Atualmente há evidências de que mulheres com SOP possuem risco aumentado para trombose venosa profunda (TVP) por alterações no sistema de coagulação.

Será que as evidências de risco aumentado de TVP em mulheres com SOP é realmente significante ?

Gariania et al (2019) , em sua revisão sistemática com metanálise, mostra que a mulher com SOP possui um risco 1,5 a 2 vezes maior de apresentar TVP, independente se usa contraceptivos orais combinados ou do excesso de peso.
Os autores defendem que a combinação de fatores de risco para TVP (contraceptivo orais combinados, Índice de massa corpórea – IMC e SOP) devem ser levados em consideração e discutido com mulheres que sofrem de SOP.
Os autores defendem que a associação da SOP com o risco de trombose venosa profunda poderia ser vista como um FATOR DE RISCO para trombose SEMELHANTE àquele encontrado entre às mulheres com SOBREPESO, IDADE > 35 ANOS e FUMANTES.

De acordo com os resultados do estudo, os autores recomendam evitar – como tratamento de primeira linha – contraceptivos orais combinados contendo drospirenona e acetato de ciproterona ( justamente os mais usados para diminuir a acne e excesso de pelos) e , caso optem por anticoncepcionais, usar os que possuam menos efeito trombogênico com baixa dosagem de estrogênio, levonorgestrel ou norgestimato.
De acordo com o estudo , a SOP (por si só) é considerado um fator de risco para a trombose venosa profunda e que pode piorar na presença de mulheres com sobrepeso, obesidade e resistência à insulina como em mulheres com SOP.

Na minha opinião, baseando-se no direito universal à informação a que todos nós temos, profissionais da saúde e portadoras de SOP, são fatos que devem ser transmitidos aos profissionais de saúde e ,principalmente, para as mulheres que, juntamente com seu/sua médico (a), possam decidir pelo tratamento que transmita maior segurança à ambos. Um exemplo é o tratamento não hormonal para a SOP.

Referência bibliográfica :
Gariania et al.Association between polycystic ovary syndrome and venous thromboembolism: A systematic review and meta-analysis. https://doi.org/10.1016/j.thromres.2019.11.019. https://www.elsevier.com/locate/thromre

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on print

Receba Novidades

Para receber informações atualizadas sobre ginecologia, obstetrícia, nutrição da mulher grávida, entre outros, cadastre-se abaixo para lhe encarminharmos essas novidades.

Ressecamento vaginal?

Ressecamento vaginal é um tema bastante requisitado nos consultórios. É queixa que gera incômodos e insatisfação na vida sexual e emocional. É um problema comum entre

Leia mais »

Endometriose e o Ômega 3

O ômega 3 mostra poder de suprimir focos de endometriose em modelos animais e há um menor risco desta doença em mulheres com alta ingesta

Leia mais »

Clínica em Recife - PE

Olá! Estamos a sua disposição também pelo whatsapp. Só precisa clicar aqui para iniciar uma conversa.
Powered by

QUER RECEBER NOVIDADE POR E-MAIL?

CADASTRE-SE ABAIXO E RECEBA INFORMAÇÕES EM PRIMEIRA MÃO