Você sabia que as mulheres com síndrome dos ovários policísticos podem apresentar maior risco de desenvolver falência ovariana primaria (FOP) – também chamada de menopausa precoce ou falência ovariana prematura- e entrarem mais cedo na menopausa (antes dos 40 anos) do que as mulheres sem SOP?
❗Olha que interessante…
⠀
Estudo cujos resultados saíram em 2017, COM SEGUIMENTO DE 10 ANOS, comparou 7.049 mulheres com SOP a 70.490 mulheres sem SOP e mostrou que:
🚨 As mulheres com SOP apresentaram maior risco de FOP quando comparadas às mulheres sem SOP;
🚨 Comparadas às mulheres sem SOP, o risco de FOP foi ainda mais alto entre as mulheres com SOP, quando elas não receberam tratamento com …METFORMINA (que combate à resistência insulínica base fisiopatológica para a SOP).
🚨 O RISCO PARA FOP FOI SIGNIFICATIVAMENTE REDUZIDO NAS MULHERES COM SOP QUANDO ESTAS RECEBERAM TRATAMENTO COM… METFORMINA! Por outro lado, as mulheres que receberam tratamento com anticoncepcionais orais continuaram com o risco aumentado para falência ovariana prematura.
👩⚕️👨⚕️Os autores concluem que: A SOP é um significante e independente fator de risco para a falência ovariana prematura (FOP) e que o uso da METFORMINA reduz o risco de FOP.
⠀
❓O que isso sugere a todos nós?
🤔Que deveremos atacar o que mais se aproxima da CAUSA da SOP:👉 a RESISTÊNCIA INSULÍNICA = quando a insulina não consegue agir nas células e exercer o seu papel (fazer com que a glicose entre nas células e seja utilizada como energia). Isso leva o corpo a produzir cada vez mais este hormônio vindo a provocar a hiperinsulinemia (excesso de insulina que traz complicações ao organismo da mulher). Hoje o termo atualmente utilizado é insuficiência ovariana prematura- IOP.
⠀
🗄Referência bibliográfica: Polycystic ovarian syndrome and the risk of subsequent primary ovarian insufficiency: a nationwide population-based study.
Pan ML, et al. Menopause. 2017.

Probióticos podem ser úteis no tratamento da endometriose?
Um estudo de ensaio clínico randomizado recente avaliou os efeitos da administração de probióticos por via oral no tratamento da dor de mulheres diagnosticadas com