Você sabia que as mulheres com síndrome dos ovários policísticos podem apresentar maior risco de desenvolver falência ovariana primaria (FOP) – também chamada de menopausa precoce ou falência ovariana prematura- e entrarem mais cedo na menopausa (antes dos 40 anos) do que as mulheres sem SOP?
❗Olha que interessante…
⠀
Estudo cujos resultados saíram em 2017, COM SEGUIMENTO DE 10 ANOS, comparou 7.049 mulheres com SOP a 70.490 mulheres sem SOP e mostrou que:
🚨 As mulheres com SOP apresentaram maior risco de FOP quando comparadas às mulheres sem SOP;
🚨 Comparadas às mulheres sem SOP, o risco de FOP foi ainda mais alto entre as mulheres com SOP, quando elas não receberam tratamento com …METFORMINA (que combate à resistência insulínica base fisiopatológica para a SOP).
🚨 O RISCO PARA FOP FOI SIGNIFICATIVAMENTE REDUZIDO NAS MULHERES COM SOP QUANDO ESTAS RECEBERAM TRATAMENTO COM… METFORMINA! Por outro lado, as mulheres que receberam tratamento com anticoncepcionais orais continuaram com o risco aumentado para falência ovariana prematura.
👩⚕️👨⚕️Os autores concluem que: A SOP é um significante e independente fator de risco para a falência ovariana prematura (FOP) e que o uso da METFORMINA reduz o risco de FOP.
⠀
❓O que isso sugere a todos nós?
🤔Que deveremos atacar o que mais se aproxima da CAUSA da SOP:👉 a RESISTÊNCIA INSULÍNICA = quando a insulina não consegue agir nas células e exercer o seu papel (fazer com que a glicose entre nas células e seja utilizada como energia). Isso leva o corpo a produzir cada vez mais este hormônio vindo a provocar a hiperinsulinemia (excesso de insulina que traz complicações ao organismo da mulher). Hoje o termo atualmente utilizado é insuficiência ovariana prematura- IOP.
⠀
🗄Referência bibliográfica: Polycystic ovarian syndrome and the risk of subsequent primary ovarian insufficiency: a nationwide population-based study.
Pan ML, et al. Menopause. 2017.
Ovários Policísticos – Somente atinge mulheres com obesidade?
MITO!Cerca de 60 a 70 % das mulheres com SOP apresentam sobrepeso ou obesidade. Quanto maior o peso, maior é a presença da resistência à