A SOP pode acometer de 6,8% a 19,5% das mulheres em idade fértil, respectivamente, quando se utilizam os critérios diagnósticos do National Institute of Healthy ( NIH) e o de Rotterdam.
De acordo com Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia ( FEBRASGO), esta prevalência também não difere muito e fica entre 6% e 16% das mulheres em idade fértil (Rosa-e-Silva, 2018)
A prevalência de miomas varia de 70% a 80 % das mulheres com 50 anos ( Baird et al, 2003) e variar amplamente de 5 % a 80 % de acordo com o método diagnóstico empregado ( Mengarda et al, 2013).
Nota-se que tanto a SOP quanto os leiomiomas ou miomas são frequentes entre as mulheres . É de se esperar que mulheres com diagnóstico de alguma destas alterações ginecológicas procure informações sobre causas, diagnóstico, repercussões na sua saúde e tratamento de melhor forma que lhe convier.
A procura excessiva na internet, por parte de pacientes com SOP, como redes sociais e no próprio Google , pode significar descontentamento crescente a respeito das informações sobre causas, diagnóstico, complicações e outras condutas de tratamento que, talvez, não estejamos fornecendo adequadamente às nossas pacientes.
Vejam o post ! A procura por informações sobre SOP só vem crescendo na internet. Hoje as mulheres se interessam mais por informações a respeito de SOP do que miomas !
Será que nós médicos estamos motivando às mulheres a procurarem informações sobre o problema fora do consultório? Será que estamos a par dos novos avanços no campo da SOP ? Será que estamos repassando essas informações para nossas pacientes, de modo que possam opinar e decidir, juntamente com o médico, a melhor condução para o seu caso ? ⠀
Hoyos et al. Measures of Patient Dissatisfaction With Health Care in Polycystic Ovary Syndrome: Retrospective Analysis. J Med Internet Res. 2020 Apr 21;22(4):e16541. doi: 10.2196/16541 ⠀

Probióticos podem ser úteis no tratamento da endometriose?
Um estudo de ensaio clínico randomizado recente avaliou os efeitos da administração de probióticos por via oral no tratamento da dor de mulheres diagnosticadas com