Um dia, o marido de uma paciente minha (eles têm 4 filhas) perguntou “Doutora, a senhora sabe o que significa a sigla TPM?” Respondi, meio que perguntando “Tensão Pré-Menstrual?” Ele disse “Aí é que a senhora se engana! Significa ‘Tendência Para Matar’”
Vai chegando um período do ciclo menstrual que vêm aquelas alterações cíclicas na vida da mulher. As emoções ficam confusas, a cabeça não funciona dentro de seu normal.
Confira os sintomas mais comuns:
– Irritabilidade;
– Inchaço;
– Alterações do humor;
– Dor nas mamas;
– Dor de cabeça;
– Acne;
– Vontade de comer doces;
– Cansaço/ dores no corpo;
– Alterações do sono;
– Diminuição da libido.
A situação é tão séria, que é prevista em lei redução de pena, em caso de crimes cometidos nesta fase! Mas não precisamos ser vítimas dos hormônios!
Independentemente das queixas, é fundamental procurar um ginecologista para receber orientações em como tratar e amenizar os desconfortos trazidos pela TPM de forma natural e individualizada.
Dieta adequada, atividade física regular e suplementação própria para cada paciente podem combater mais de 90% dos sintomas.

Síndrome dos Ovários Policísticos ou Síndrome Reprodutiva Metabólica – Apenas indicar o uso de anticoncepcionais é a solução?
A Médica, Professora, Vice-Presidente de Atenção Primária das Mulheres do Departamento de Medicina da Jefferson University, Katherine Sherif, acha que a síndrome dos ovários policísticos