Lembro de uma querida paciente que tinha endometriose profunda, sintomas álgicos importantes ( muita dor ); intolerância severa aos contraceptivos hormonais que usou; risco pessoal e familiar de trombose venosa profunda (que aumentaria em uso de contraceptivos orais combinados); falha na terapia convencional com anticoncepcionais hormonais e ao dienogeste (droga comumente usada no tratamento da endometriose), sem desejo de engravidar no momento, e virgem.
Que tratamento seria o mais indicado neste caso?
Na minha opinião, poderíamos usar implantes de gestrinona (hormônio progestogênio anti-estrogênico e androgênico). A gestrinona tem uma ação importante na inibição da aromatase (enzima que converte a testosterona em estradiol , hormônio que “alimenta” os focos de endometriose), com diminuição acentuada da inflamação das lesões endometrióticas, e desaparecimento da dor em até três meses de tratamento.
Por elevar os níveis de testosterona livre, podem aumentar massa muscular e ajudar no controle da massa gorda nas que praticam exercício físico, com dieta adequada.
Doutor, apenas o tratamento hormonal é o suficiente ?
Na minha opinião, não. Para uma maior eficácia do tratamento convém adotar uma dieta pobre em fodmaps (alimentos que provocam distensão intestinal e dor abdominal), exercícios físicos bem orientados, suplementação com ômega 3 (em altas doses), vitamina D quando necessária e antioxidantes.
Nunca deixe de procurar seu médico, nutricionista e educador físico, principalmente quando estes trabalham em equipe !
Dieta sem glúten é uma boa escolha para quem tem endometriose?
Uma dieta livre de glúten é benéfica apenas para quem tem doença celíaca?Uma paciente com endometriose e sem doença celíaca poderia beneficiar-se da dieta sem