A identificação de cistos na ultrassom é indispensável para o diagnóstico da SOP?

ultrassom

A resposta é NÃO! Essa afirmação não passa de um MITO!
Não há a necessidade da presença de cistos ao exame de ultrassom, para que se possa dar o diagnóstico de SOP. A sua presença é um critério a mais que, juntamente com outros, ajuda a diagnosticar a síndrome, estabelecendo o seu fenótipo ( “tipo de SOP”). Além disso, nem todo diagnóstico de “ovários policísticos “ ao ultrassom é compatível com alterações da síndrome dos ovários policísticos (SOP).

Em outras palavras, o diagnóstico de ovários policísticos ao ultrassom, tem de que obedecer o critérios rio diagnóstico de Rotterdam, que determina a quantidade e tamanho dos cistos nos ovários ou o volume de cada ovário necessários para o diagnóstico preciso .

Os critérios ultrassonográficos exigidos pela American Society Reproductive Medicine/ European Society of Human Reproduction and Embryology – ASRM/ESHRE de 2018, são: “a presença de 20 ou mais folículos com diâmetro médio de 2 a 9 mm e/ou volume ovariano total maior ou igual 10cm3 (exceto se houver cisto funcional, neste caso deve-se repetir o exame no ciclo seguinte), em um ou ambos os ovários.”

Por exemplo, uma mulher pode ter atrasos menstruais de mais de 35 dias + acne e/ou hirsutismo (pelos anômalos pelo corpo da mulher) e não apresentar ovários anormais, ou apresentá-los com cistos em quantidade/tamanho não compatíveis com aqueles exigidos para se dar um diagnóstico de ovários policísticos verdadeiro. Portanto, ela terá SOP mesmo sem apresentar ovários policísticos ao ultrassom.

Ter “ovários policísticos” não significa necessariamente ter a síndrome! Convém lembrar que sempre temos que afastar outras desordens endócrinas e doenças que podem imitar um quadro de SOP.

O tratamento correto depende de um diagnóstico certeiro!

Referência bibliográfica:
https://www.febrasgo.org.br/media/k2/attachments/18Z-ZSndromeZdosZovriosZpolicsticos.pdf

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on print

Receba Novidades

Para receber informações atualizadas sobre ginecologia, obstetrícia, nutrição da mulher grávida, entre outros, cadastre-se abaixo para lhe encarminharmos essas novidades.

Endometriose e o Estresse Oxidativo

A endometriose é uma das doenças ginecológicas mais comuns em mulheres em idade reprodutiva. É caracterizada pela presença de tecido endometrial fora da cavidade uterina.

Leia mais »

Clínica em Recife - PE

Olá! Estamos a sua disposição também pelo whatsapp. Só precisa clicar aqui para iniciar uma conversa.
Powered by

QUER RECEBER NOVIDADE POR E-MAIL?

CADASTRE-SE ABAIXO E RECEBA INFORMAÇÕES EM PRIMEIRA MÃO