A importância da vitamina D para fertilidade

post-vitamida-D

A deficiência de vitamina D é um problema de saúde mundial devido à sua alta prevalência em todo o mundo. Estima-se que 1 bilhão de pessoas no mundo são deficientes em vitamina D ou insuficientes ( Hollick,2007).

As mulheres com SOP tendem a apresentar deficiência significante de vitamina D quando comparadas às mulheres sem este transtorno endócrino. (Pal et al ,2016).

Mulheres com SOP possuem menores níveis de vitamina D.
Parece que os níveis de vitamina D associam-se com a fertilidade destas mulheres ( Pal e tal ,2016).

Estudos atuais mostram que as mulheres com SOP inférteis apresentam alta prevalência de deficiência de vitamina (Mogili et al,2018).
Diversos ensaios clínicos relatam em seus resultados que suplementações com vitamina D em mulheres com SOP trazem resultados positivos sobre perfil hormonal , metabólico e o estresse oxidativo ( excesso de radicais livres que podem interferir com a fertilidade ) Jamilian et al, 2017; Maktabi et al, 2017; Foroozanfard F, et al, 2017). Níveis de 20 ng/ml ou 30 ng/ml seriam suficientes para garantir uma boa fertilidade para as mulheres com SOP? Parece que não. Pal e tal ( 2016) mostram em seu estudo multicêntrico que a vitamina D é importante para melhorar a fertilidade em mulheres com SOP.

Defendem que Níveis de vitamina D de 45 mg/ml ou mais possibilitam evitar abortamentos e aumentar as taxas de nascimentos vivos em mulheres com SOP . Procure sempre seu Médico e nutricionista . Nunca se automedique.

Referências bibliográficas: 
Hollick MF. Vitamin D deficiency. N Engl J Med. 2007; 357: 266-81.
Mogili KD, et al. Eur J Obstet Gynecol Reprod Biol. 2018.
Pal et al. J Clin Endocrinol Metab. 2016
Jamilian M, et al. Nutrients. 2017.
Foroozanfard F, et al. Horm Metab Res. 2017.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on print

Receba Novidades

Para receber informações atualizadas sobre ginecologia, obstetrícia, nutrição da mulher grávida, entre outros, cadastre-se abaixo para lhe encarminharmos essas novidades.

Novos antioxidantes no tratamento da SOP

Tradicionalmente, as mulheres com SOP são tratadas com anticoncepcionais orais e medicamentos hipoglicemiantes como a metformina e roziglitazona. Muitas mulheres queixam-se dos efeitos colaterais e

Leia mais »

Clínica em Recife - PE

Olá! Estamos a sua disposição também pelo whatsapp. Só precisa clicar aqui para iniciar uma conversa.
Powered by

QUER RECEBER NOVIDADE POR E-MAIL?

CADASTRE-SE ABAIXO E RECEBA INFORMAÇÕES EM PRIMEIRA MÃO