A SOP pode acometer de 6,8% a 19,5% das mulheres em idade fértil, respectivamente, quando se utilizam os critérios diagnósticos do National Institute of Healthy ( NIH) e o de Rotterdam.
De acordo com Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia ( FEBRASGO), esta prevalência também não difere muito e fica entre 6% e 16% das mulheres em idade fértil (Rosa-e-Silva, 2018)
A prevalência de miomas varia de 70% a 80 % das mulheres com 50 anos ( Baird et al, 2003) e variar amplamente de 5 % a 80 % de acordo com o método diagnóstico empregado ( Mengarda et al, 2013).
Nota-se que tanto a SOP quanto os leiomiomas ou miomas são frequentes entre as mulheres . É de se esperar que mulheres com diagnóstico de alguma destas alterações ginecológicas procure informações sobre causas, diagnóstico, repercussões na sua saúde e tratamento de melhor forma que lhe convier.
A procura excessiva na internet, por parte de pacientes com SOP, como redes sociais e no próprio Google , pode significar descontentamento crescente a respeito das informações sobre causas, diagnóstico, complicações e outras condutas de tratamento que, talvez, não estejamos fornecendo adequadamente às nossas pacientes.
Vejam o post ! A procura por informações sobre SOP só vem crescendo na internet. Hoje as mulheres se interessam mais por informações a respeito de SOP do que miomas !
Será que nós médicos estamos motivando às mulheres a procurarem informações sobre o problema fora do consultório? Será que estamos a par dos novos avanços no campo da SOP ? Será que estamos repassando essas informações para nossas pacientes, de modo que possam opinar e decidir, juntamente com o médico, a melhor condução para o seu caso ? ⠀
Hoyos et al. Measures of Patient Dissatisfaction With Health Care in Polycystic Ovary Syndrome: Retrospective Analysis. J Med Internet Res. 2020 Apr 21;22(4):e16541. doi: 10.2196/16541 ⠀
Contraceptivos orais a médio e longo prazo podem levar à gengivites e periodontites?
De acordo com Irfan Ali et al (2016), a gengivite e periodontite podem surgir já após alguns meses do uso de contraceptivos orais e aumentam