As manifestações clínicas de hiperandrogenismo (excesso de hormônios androgênicos como a testosterona) mais frequentes na mulher com SOP são:
•hirsutismo
•Obesidade
•Acne
•Seborreia
•Alopecia
•Virilização
O hiperandrogenismo é a principal característica da síndrome e é muito importante porque, não leva somente à infertilidade, mas induz ao desequilíbrio no metabolismo lipídico (por exemplo triglicérides e LDL oxidado), com repercussões no aparelho cardiovascular.
Além disso, as manifestações clínicas de hiperandrogenismo, juntamente como a infertilidade (com presença do medo de não poder engravidar), trazem um agravamento da síndrome , pois também levam à alterações psicológicas, que influenciam negativamente o bem-estar emocional e na qualidade de vida desta mulher.
Quanto mais precoce o diagnóstico da SOP, mais eficiente e eficaz se torna seu tratamento.
Há possibilidade de controle e melhora das manifestações clínicas de hiperandrogenismo, devolvendo à mulher a auto-estima tão importante para a qualidade de vida.
Referência: Silva de Sá. Qualidade de vida em mulheres com SOP. In: Síndrome dos ovários policísticos. São Paulo: Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia ( FEBRASGO);2018. Cap 4 p 40-55( Série Orientações e Recomendações FEBRASGO, n 4 Comissão Nacional de Ginecologia endócrina)
Quais são os sintomas comuns na mulher com endometriose profunda?
Em casos de mulheres jovens em idade fértil (por exemplo, entre 15 e 49 anos de idade) que apresentam dor durante e/ou fora do período