A canela comum (Cinnamomum verum, C. zeylanicum) e cassia (C. aromaticum) são as espécies mais avaliadas em suplementações na literatura atual, empregadas com resultados positivos principalmente no controle do peso, perfil lipídico, glicemia e resistência insulínica em pacientes com diabete tipo 2, bem como outras doenças como a síndrome metabólica (QIN et al, 2010;ALLEN et al, 2013;RAO & GAN,2014), desequilíbrios metabólicos ou doenças que podem contribuir para o aparecimento ou se tornarem complicações da SOP.
⠀
Acredita -se que a ação farmacológica da canela esteja muito relacionada aos seus componentes polifenólicos. Estes estimulariam receptores da insulina (WANG et al, 2007) e flavonoides que teriam propriedades antioxidantes, como por exemplo, inibindo a formação de produtos finais da glicação avançada (AGES),associados com o estresse oxidativo (RAO & GAN, 2014), fatores relacionados com o aparecimento e agravamento da SOP.
⠀
Assim, a canela contribui para o controle da resistência à insulina (que ocorre quando esse hormônio não consegue agir no organismo e sobra no sangue desencadeando, por exemplo, SOP e obesidade)!
Probióticos podem ser úteis no tratamento da endometriose?
Um estudo de ensaio clínico randomizado recente avaliou os efeitos da administração de probióticos por via oral no tratamento da dor de mulheres diagnosticadas com