Como ocorre o aparecimento do hirsutismo na mulher com SOP?

hirsutismo

Como ocorre o aparecimento do Hirsutismo (excesso de pelos grossos e pigmentados no corpo, em locais normalmente vistos no homem, mas não na mulher, tais como: face, região do tórax entre as mamas, face interna dos braços, face interna das coxas, região infra-umbilical e dorso-lombar) na mulher com SOP?

O hirsutismo é mais comum que a acne em mulheres com SOP!
Entre as mulheres que têm hirsutismo, 80% tem SOP e entre as mulheres com SOP, 70% a 80% delas têm hirsutismo. Além disso, é raro a acne ocorrer sozinha em mulheres com SOP, elas geralmente também apresentam algum grau de hirsutismo.

Partindo do principal fator fisiopatológico da SOP atualmente aceito, a resistência à insulina, a insulina estimula a hipófise à maior produção de LH. Mulheres com SOP, podem produzir mais LH mesmo sem estimulação da insulina (muitas apresentam, no mínimo, 2 vezes mais LH do que FSH).
A insulina e o LH em excesso no sangue estimularão os ovários a produzirem mais testosterona. Aliás, os ovários são a principal fonte de produção da testosterona na mulher jovem.

A testosterona produzida pelos ovários é convertida à dihidrotestosterona(DHT) localmente no folículo piloso pela ação da enzima 5 alfa resutase sobre a testosterona.

Claro que cada mulher possui uma maior ou menor quantidade de receptores para hormônios androgênicos no folículo piloso (estrutura da pele que produz o pelo), o que vai determinar um maior ou menor grau de hirsutismo. Entenda, a testosterona é a chave 🔑 e o receptor o buraco da fechadura.
Portanto, quanto maior a testosterona livre, maior tende a ser o hirsutismo.

REFERÊNCIAS: Benetti-Pinto CL. Tratamento das manifestações androgênicas. In: Síndrome dos ovários policísticos. São Paulo: Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO); 2018. Cap. 5. p.56-67. (Série Orientações e Recomendações FEBRASGO, n.4, Comissão Nacional de Ginecologia Endócrina).

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on print

Receba Novidades

Para receber informações atualizadas sobre ginecologia, obstetrícia, nutrição da mulher grávida, entre outros, cadastre-se abaixo para lhe encarminharmos essas novidades.

Mulheres magras com SOP

As pacientes que são magras e têm SOP levam certa vantagem em relação às que têm sobrepeso e obesidade, pois apresentam menos resistência insulínica. Entretanto,

Leia mais »

Clínica em Recife - PE

Olá! Estamos a sua disposição também pelo whatsapp. Só precisa clicar aqui para iniciar uma conversa.
Powered by

QUER RECEBER NOVIDADE POR E-MAIL?

CADASTRE-SE ABAIXO E RECEBA INFORMAÇÕES EM PRIMEIRA MÃO