A SOP pode levar a mulher, principalmente a adolescente, à conflitos emocionais provocados pela diminuição da autoestima e autoimagem.
A presença de acne, aumento de pelos (hisurtismo) e obesidade contribuem para conflitos emocionais.
O surgimento da perda de autcontrole e aumento do estresse , passam a ser intensificados devido a preocupação com a fertilidade e tendem a piorar este estado.
Convém lembrar que o diagnóstico da SOP em adolescentes é mais difícil do que na mulher adulta. Isto porque a adolescente, devido à alterações hormonais típicas da idade, podem apresentar atrasos menstruais, acne, pelos e ovários policísticos , sem que a paciente tenha realmente a síndrome dos ovários policísticos ( SOP).
Estas alterações podem desaparecer espontaneamente ao final da adolescência ou continuarem após esta fase confirmando o diagnóstico da SOP.
Para dificultar ainda mais o diagnóstico na adolescência , a presença de distúrbios psíquicos como : anorexia nervosa, bulimia e síndrome depressiva, devem ser afastados , pois podem levar à alterações ovulatórias e confundir o diagnóstico da SOP.
A mulher adolescente com suspeita de SOP deve receber tratamento apropriado, fundamental para evitar um tratamento desnecessário ou pecar pela falta de um tratamento fundamental ( no caso de SOP) para evitar complicações como infertilidade, síndrome metabólica, diabetes e doenças cardiovasculares durante a vida adulta.
Referência bibliográfica:
https://www.febrasgo.org.br/pt/noticias/item/310-sindrome-dos-ovarios-policisticos-na-adolescencia
O poder dos alimentos no combate à endometriose
Você descobriu que tem endometriose.Seu médico iniciou tratamento com medicamentos, mas a melhora dos sintomas não vem e cada vez mais cresce o medo da