Diagnosticar SOP na adolescência não é tão fácil assim!

diagnosticar-sop-adolescencia

A SOP pode levar a mulher, principalmente a adolescente, à conflitos emocionais provocados pela diminuição da autoestima e autoimagem.
A presença de acne, aumento de pelos (hisurtismo) e obesidade contribuem para conflitos emocionais.
O surgimento da perda de autcontrole e aumento do estresse , passam a ser intensificados devido a preocupação com a fertilidade e tendem a piorar este estado.
Convém lembrar que o diagnóstico da SOP em adolescentes é mais difícil do que na mulher adulta. Isto porque a adolescente, devido à alterações hormonais típicas da idade, podem apresentar atrasos menstruais, acne, pelos e ovários policísticos , sem que a paciente tenha realmente a síndrome dos ovários policísticos ( SOP).
Estas alterações podem desaparecer espontaneamente ao final da adolescência ou continuarem após esta fase confirmando o diagnóstico da SOP.
Para dificultar ainda mais o diagnóstico na adolescência , a presença de distúrbios psíquicos como : anorexia nervosa, bulimia e síndrome depressiva, devem ser afastados , pois podem levar à alterações ovulatórias e confundir o diagnóstico da SOP.
A mulher adolescente com suspeita de SOP deve receber tratamento apropriado, fundamental para evitar um tratamento desnecessário ou pecar pela falta de um tratamento fundamental ( no caso de SOP) para evitar complicações como infertilidade, síndrome metabólica, diabetes e doenças cardiovasculares durante a vida adulta.
Referência bibliográfica:
https://www.febrasgo.org.br/pt/noticias/item/310-sindrome-dos-ovarios-policisticos-na-adolescencia

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on print

Receba Novidades

Para receber informações atualizadas sobre ginecologia, obstetrícia, nutrição da mulher grávida, entre outros, cadastre-se abaixo para lhe encarminharmos essas novidades.

Clínica em Recife - PE

Olá! Estamos a sua disposição também pelo whatsapp. Só precisa clicar aqui para iniciar uma conversa.
Powered by

QUER RECEBER NOVIDADE POR E-MAIL?

CADASTRE-SE ABAIXO E RECEBA INFORMAÇÕES EM PRIMEIRA MÃO