Um estilo de vida inadequado na gravidez, caracterizado por uma alimentação com excesso de calorias, sedentarismo e estresse, pode levar ao desencadeamento de SOP em sua filha a partir da adolescência.
Hoje se sabe que alterações epigenéticas decorrentes de uma dieta inadequada (ingerir calorias em excesso, por exemplo), e sedentarismo, levando a sobrepeso ou obesidade e ausência de um gerenciamento do estresse biopsicossocial, podem levar ao aparecimento de síndrome dos ovários policísticos (SOP) na adolescência.
É que alguns genes seriam negativamente influenciados durante a gravidez e levados a se expressarem mal na infância, adolescência ou vida adulta.
Seria ótimo ver esta informação como advertência vinda das nossas autoridades algum dia e estampada em embalagens de “fast food”, comidas industrializadas, doces, refrigerantes, etc.
Lembremo-nos: nós pais somos responsáveis pelo futuro da saúde das nossas filhas e filhos muito antes do que imaginamos!
Referência bibliográfica: De Leo V, et al.Genetic, hormonal and metabolic aspects of PCOS: an update. Reprod Biol Endocrinol. 2016.