Atualmente, existem vários hormônios administrados através d e implantes ( tubinhos de silicone), que são colocados abaixo d a pele em consultório com anestesia local (o implante fica imperceptível, a imagem no post é ilustrativa do local onde ficará o implante). A gestrinona é um hormônio androgênico anti-estrogênico (diminui o estradiol, que é responsável por alimentar os focos de #endometriose) e usado principalmente no tratamento desta doença.
Possui efeito anabolizante e diminui o sangramento aumentado em mulheres, ajudando-as a recuperar-se da anemia em caso d e fluxos menstruais aumentados.
Quando administrada através d e implantes, oferece a vantagem de não sofrer o efeito d e primeira passagem no fígado e ser liberada lentamente ao longo d e um ano, inibindo a ovulação e menstruação.
Além de ser indicada para o tratamento de endometriose e miomas, a gestrinona também pode ser útil no tratamento da TPM, adenomiose, da baixa libido, da perda de massa muscular e óssea e pode reverter a osteopenia ( enfraquecimento ósseo quando associada ao estrogênio.
A gestrinona pode ser utilizada em associação com o estrogênio em pacientes cuja reposição hormonal na menopausa com estradiol e testosterona esteja produzindo repetidamente espessamento endometrial ( alterações no revestimento interno do útero de causa hormonal)
A gestrinona devido à sua ação androgênica (provocado pela elevação da #testosterona livre), pode levar ao aumento da massa muscular, mas também ao aparecimento de acne, seborreia, pelos, engrossamento da voz e aumento do clitóris.
Desta forma, deve ser sempre prescrita e acompanhada por médico ( a) e indicada corretamente em dose adequada ao tratamento de cada mulher, como forma de reduzir a possibilidade de efeitos colaterais e complicações.
Por último nenhum tratamento hormonal, sozinho, faz milagres. Quando se usa algum hormônio, o estilo d e vida é fundamental através d e medidas como dieta e exercícios bem conduzidos por profissionais capacitados, gerenciamento do estresse, dormir bem (8h em média) e livrar-se de álcool e fumo.
Referência: https://elmeco.com.br/produtos
Endometriose e o Ômega 3
O ômega 3 mostra poder de suprimir focos de endometriose em modelos animais e há um menor risco desta doença em mulheres com alta ingesta