Implantes de gestrinona e endometriose

post-implantes-gestrinona

Lembro de uma querida paciente que tinha endometriose profunda, sintomas álgicos importantes ( muita dor ); intolerância severa aos contraceptivos hormonais que usou; risco pessoal e familiar de trombose venosa profunda (que aumentaria em uso de contraceptivos orais combinados); falha na terapia convencional com anticoncepcionais hormonais e ao dienogeste (droga comumente usada no tratamento da endometriose), sem desejo de engravidar no momento, e virgem.

Que tratamento seria o mais indicado neste caso?

Na minha opinião, poderíamos usar implantes de gestrinona (hormônio progestogênio anti-estrogênico e androgênico). A gestrinona tem uma ação importante na inibição da aromatase (enzima que converte a testosterona em estradiol , hormônio que “alimenta” os focos de endometriose), com diminuição acentuada da inflamação das lesões endometrióticas, e desaparecimento da dor em até três meses de tratamento.

Por elevar os níveis de testosterona livre, podem aumentar massa muscular e ajudar no controle da massa gorda nas que praticam exercício físico, com dieta adequada.

Doutor, apenas o tratamento hormonal é o suficiente ?

Na minha opinião, não. Para uma maior eficácia do tratamento convém adotar uma dieta pobre em fodmaps (alimentos que provocam distensão intestinal e dor abdominal), exercícios físicos bem orientados, suplementação com ômega 3 (em altas doses), vitamina D quando necessária e antioxidantes.

Nunca deixe de procurar seu médico, nutricionista e educador físico, principalmente quando estes trabalham em equipe !

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on print

Receba Novidades

Para receber informações atualizadas sobre ginecologia, obstetrícia, nutrição da mulher grávida, entre outros, cadastre-se abaixo para lhe encarminharmos essas novidades.

Você sabe o que é pólipo?

Pólipo é uma pequena tumoração que se forma no interior do útero e pode variar de tamanho e número (pequenos, maiores, únicos ou vários). Podem

Leia mais »

Clínica em Recife - PE

Olá! Estamos a sua disposição também pelo whatsapp. Só precisa clicar aqui para iniciar uma conversa.
Powered by

QUER RECEBER NOVIDADE POR E-MAIL?

CADASTRE-SE ABAIXO E RECEBA INFORMAÇÕES EM PRIMEIRA MÃO