Mio-inositol + D-chiro-inositol – Dupla dinâmica no tratamento da SOP

mio-inositol+d-chiro-inositol

Quarenta e três pacientes com sobrepeso/obesidade e síndrome dos ovários policísticos (SOP) foram tratadas durante 6 meses com:
Grupo 1: apenas dieta;
Grupo 2: recebeu mio-inositol (MI) 4 g + ácido fólico 400 µg por dia; 
Grupo 3: recebeu dieta em associação com MI 1,1 g + D-chiro- inositol (DCI) 27,6 mg + ácido fólico 400 µg por dia. 
Os 2 “tipos” de inositol mais estudados são o Mio e o D-chiro-inositol. O mio transforma-se em D-chiro para agir no corpo. 

A mulher com SOP perde mais inositol pela urina do que não tem esse transtorno. O inositol é importante para a produção e ação correta de uma enzima chamada PIK3. Esta é responsável pela ação normal da insulina e assim garantir que não haja resistência à insulina. 
Portanto, quando a mulher com SOP recebe inositol, aumenta a produção ou melhora a ação desta enzima.

O corpo da mulher possui uma proporção natural de 40 de mio-inositol para 1 de D-chiro-inositol (notaram a dose do estudo: 1100 mg de mio-inositol: 27,6 de D-chiro-inositol ? Então, 40:1!).

O que o estudo encontrou? 

Que o grupo de Mio-inositol + D-Chiro-inositol associado à dieta parece acelerar a perda de peso e a redução da massa gorda com um discreto aumento da massa magra percentual, e esse tratamento contribui significativamente para restaurar a regularidade do ciclo menstrual.
O mio-inositol e o D-chiro inositol são exemplos de sensibilizadores da insulina naturais e que podem ser usados para o tratamento não hormonal inicial da SOP, substituir a metformina ou a ela se associar. 

Referência bibliográfica:
Full text
Le Donne et al. Effects of three treatment modalities (diet, myoinositol or myoinositol associated with D-chiro-inositol) on clinical and body composition outcomes in women with polycystic ovary syndrome.Eur Rev Med Pharmacol Sci. 2019.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on print

Receba Novidades

Para receber informações atualizadas sobre ginecologia, obstetrícia, nutrição da mulher grávida, entre outros, cadastre-se abaixo para lhe encarminharmos essas novidades.

Novos antioxidantes no tratamento da SOP

Tradicionalmente, as mulheres com SOP são tratadas com anticoncepcionais orais e medicamentos hipoglicemiantes como a metformina e roziglitazona. Muitas mulheres queixam-se dos efeitos colaterais e

Leia mais »

Clínica em Recife - PE

Olá! Estamos a sua disposição também pelo whatsapp. Só precisa clicar aqui para iniciar uma conversa.
Powered by

QUER RECEBER NOVIDADE POR E-MAIL?

CADASTRE-SE ABAIXO E RECEBA INFORMAÇÕES EM PRIMEIRA MÃO