Mulheres com SOP e sem resistência insulínica

resistencia-insulinica

Como podem se beneficiar com tratamento sem anticoncepcionais?

1⃣ No Brasil, até 70,5 % das mulheres com síndrome dos ovários policísticos – SOP têm resistência insulínica (quando a insulina não entra nas células e se associa à fisiopatologia da SOP) (Pontes et al, 2012). Portanto, a grande maioria das mulheres com SOP tem resistência insulínica;

2⃣ Entretanto, há a possibilidade deste número ser ainda maior, chegando a se suspeitar de que até todas as mulheres com SOP possam apresentar algum grau de resistência insulínica (do Carmo Silva et al, 2006);

3⃣ Além disso, há falta de padronização entre os laboratórios para a dosagem de insulina (Pontes et al, 2012). Portanto, os valores podem variar de normais a alterados a depender dos pontos de corte adotados por cada Laboratório. 
Para se ter uma ideia, alguns autores consideram resistência insulínica quando a insulinemia basal for acima de 6 micro IU/ml, outros acima de 10, alguns acima de 12 e outros acima de 20. 
Em outras palavras, o seu valor “normal” de insulinemia pode não ser tão normal assim!
Interessante a adoção do HOMA-IR com valor de corte de 1,2; 1,8 e 2,71, de acordo com o IMC, por se aproximar do clamp euglicêmico (o método mais exato para detectar a RI). Há estudos que já mostram que um IMC a partir de 27,5 já indica RI. 

4⃣ Há indícios de que algumas mulheres com SOP possam apresentar algum grau de disfunção em seus ovários, que reagiriam exacerbadamente a um valor “normal” de insulina, produzindo exageradamente hormônios androgênicos (responsáveis pela acne, hirsutismo ou pelos anormais e irregularidade menstrual). Para estas, um valor laboratorial “normal “ também seria Alto. (Baillargeon & Nestler, 2006);

5⃣ Possibilidade de realmente não se ter RI e nem SOP. Explicando melhor, a mulher apresenta um diagnóstico equivocado de SOP. Na verdade, ela pode apresentar uma doença ou transtorno Endócrino que se parece clinicamente com SOP, mas não é SOP. Tais como: hiperplasia adrenal não clássica , hipotireoidismo , etc.

Quanto aos medicamentos como a #metformina, se vê que mesmo algumas mulheres com SOP , magras e com insulina normal podem responder à droga (Ehrmann, et al, 2005)

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on print

Receba Novidades

Para receber informações atualizadas sobre ginecologia, obstetrícia, nutrição da mulher grávida, entre outros, cadastre-se abaixo para lhe encarminharmos essas novidades.

Clínica em Recife - PE

Olá! Estamos a sua disposição também pelo whatsapp. Só precisa clicar aqui para iniciar uma conversa.
Powered by

QUER RECEBER NOVIDADE POR E-MAIL?

CADASTRE-SE ABAIXO E RECEBA INFORMAÇÕES EM PRIMEIRA MÃO