Adolescentes com diagnóstico de síndrome dos ovários policísticos (SOP) com acne e pelos em excesso (hirsutismo), além de irregularidade menstrual, podem se beneficiar com a adoção do estilo de vida (principalmente exercícios e reeducação alimentar), sensibilizadores da insulina e progesterona.
⠀
Quando o ponto é acelerar a regularização das menstruações, uma das opções medicamentosas recomendadas é a progesterona micronizada (que tem a mesma estrutura química e molecular da progesterona naturalmente produzida pelo corpo da mulher) e pode ser encontrada em qualquer farmácia.
⠀
A progesterona, além de ajudar na regularização das menstruações, protege a mulher com SOP que não menstrua espontaneamente, contra o câncer do endométrio.
⠀
Ela tende a proteger a mulher com SOP mesmo quando usada de forma intermitente (por exemplo , por apenas 10 ou 14 dias por mês). Desta forma, a mulher com SOP, que não consegue menstruar regularmente, mesmo adotando um estilo de vida bem conduzido, não necessita obrigatoriamente de anticoncepcionais orais para ter suas menstruações de volta e proteger-se contra o câncer de endométrio (complicação associada à mulher com SOP).
⠀
Referência bibliográfica:
https://www.febrasgo.org.br/pt/noticias/item/310-sindrome-dos-ovarios-policisticos-na-adolescencia ⠀
Terapia combinada de inositóis, antioxidantes e vitaminas em mulheres com SOP
A síndrome dos ovários policísticos (SOP) associa-se à resistência à insulina, hiperinsulinemia, hiperandrogenismo, estresse oxidativo e diversas complicações que podem ocorrer como infertilidade, doenças cardiovasculares,