O exame de ultrassonografia é útil para o diagnóstico da sop em adolescentes?

exame-ultrassonografia-sop-adolescentes

O exame NÃO AJUDA MUITO no diagnóstico da SOP na ADOLESCÊNCIA!
De acordo com a Organização Mundial de Saúde ( OMS) o período da adolescência vai dos 10 aos 19 anos.
Neste período, principalmente durante os 2 primeiros anos que se seguem à primeira menstruação ( menarca), ocorrem alterações hormonais fisiológicas na liberação e ação hormonal devido à IMATURIDADE na relação entre estruturas do corpo ligadas à libereção e produção de hormônios: • O HIPOTÁLAMO ( área do corpo que controla a liberação de fatores que influenciarão a liberação das gonadotrofinas FSH e LH. Estas controlam a fabricação de hormônios pelos ovário); • HIPÓFISE ( libera FSH e LH). • OVÁRIOS (liberam estradiol, progesterona e testosterona).
Com a imaturidade do eixo hipotálamo – hipófise-ovário a adolescente, quando comparada à mulher adulta, possui NATURALMENTE MAIS FREQUENTEMENTE ovários com volumes maiores ( acima de 10 cm3) e policísticos sem que isso seja algo patológico, ou seja, os ovários vistos como ovários policísticos ao ultrassom na adolescência, pode normalizar espontaneamente, sem qualquer tratamento, 2 anos após a menarca ou quando acaba a fase de adolescência, após 19 anos.
Este fato pode levar ao diagnóstico errado de SOP na adolescência !Entretanto, atualmente , existem detalhes e algumas condutas que ajudam no diagnóstico da SOP na adolescência e contribuem para um tratamento correto.
Quanto mais precoce o diagnóstico e tratamento eficazes , menores as chances de futuras complicações.
Referência:
Samanci et al. Apparent diffusion coefficient measurement of ovarian stroma: A potential tool for the diagnosis of polycystic ovary syndrome.Diagn Interv Imaging. 2017.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on print

Receba Novidades

Para receber informações atualizadas sobre ginecologia, obstetrícia, nutrição da mulher grávida, entre outros, cadastre-se abaixo para lhe encarminharmos essas novidades.

SOP e estresse oxidativo

Estresse oxidativo é o resultado NEGATIVO ou PREJUDICIAL ao corpo resultante da falha do nosso sistema antioxidante em neutralizar os radicais livres. Os radicais livres

Leia mais »

Miomas – Parte 01

Leiomioma (ou mioma) é o tumor pélvico sólido mais frequente do trato genital feminino. É um tumor benigno e sua malignização, se houver, é extremamente

Leia mais »

Clínica em Recife - PE

Olá! Estamos a sua disposição também pelo whatsapp. Só precisa clicar aqui para iniciar uma conversa.
Powered by

QUER RECEBER NOVIDADE POR E-MAIL?

CADASTRE-SE ABAIXO E RECEBA INFORMAÇÕES EM PRIMEIRA MÃO