O sangramento uterino anormal e irregular? Pode ser um pólipo!

polipo

Pólipo ou polipo é uma pequena tumoração que se forma no interior do útero e pode variar de tamanho e número (pequenos, maiores, únicos ou vários).

Podem evoluir para o câncer e por isso devem ser diagnosticados e tratados (recomenda-se a retirada de todos os pólipos: sintomáticos, ou seja, associados à sangramentos e infertilidade; e os assintomáticos, de qualquer tamanho com fatores de risco para hiperplasia ou câncer endometrial e acima dos 60 anos).

O pólipo ocorre principalmente em mulheres com filhos, em torno de 40 e 50 anos e próximas ou na pós-menopausa (já encontrei em paciente com 30 anos).

O sangramento uterino anormal e irregular é o sintoma mais frequente associado a pólipos endometriais (do interior do útero). Os pólipos cervicais (do colo) também podem sangrar e evoluir para o câncer.

Apesar de controverso, o pólipo pode associar-se à INFERTILIDADE e ABORTOS PRECOCES, provavelmente devido à dificuldade de implantação ou desenvolvimento do embrião na cavidade uterina (assim, considerar sua retirada como parte do tratamento para a infertilidade).

O pólipo é hormônio-dependente, por isso CUIDADO durante uma REPOSIÇÃO HORMONAL, ele poderá crescer durante o tratamento. Portanto, colegas médicos e pacientes, fiquem atentos a um seguimento adequado. A Ultrassonografia transvaginal se presta muito bem para isso.
A ultrasonografía transvaginal seguida de HISTEROSCOPIA (histero= útero e scopia=observação, visualização), portanto, um exame que observa o interior do útero através de espécie de tubo acoplado a um sistema de imagem mostram-se eficazes para o diagnóstico.

A remoção do pólipo por HISTEROSCOPIA CIRÚRGICA é o melhor tratamento.
Por último, os pólipos se associam à idade, obesidade e hipertensão! A adoção de um estilo de vida regado a exercícios físicos, reeducação alimentar, equilíbrio hormonal e gerenciamento do estresse são também uma forma de preveni-los!

Referência bibliográfica: Manual de Orientação Endoscópica Ginecológica. FEBRASGO, 2011.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on print

Receba Novidades

Para receber informações atualizadas sobre ginecologia, obstetrícia, nutrição da mulher grávida, entre outros, cadastre-se abaixo para lhe encarminharmos essas novidades.

Como anda sua libido?

A falta de disposição para o sexo pode atingir inúmeras mulheres todos os dias, afinal o desejo sexual é multifatorial e diversas situações e fatores podem torná-lo

Leia mais »

Clínica em Recife - PE

Olá! Estamos a sua disposição também pelo whatsapp. Só precisa clicar aqui para iniciar uma conversa.
Powered by

QUER RECEBER NOVIDADE POR E-MAIL?

CADASTRE-SE ABAIXO E RECEBA INFORMAÇÕES EM PRIMEIRA MÃO