Obesidade e contraceptivos hormonais não é uma boa combinação

post-obesidade-anticoncepcional

Você sabia que de acordo com a OMS, 40% da população mundial feminina está com sobrepeso e 15% obesa?

De acordo com a Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia ( FEBRASGO):
• Os adesivos transdérmicos não devem usados por mulheres com 90 kg ou mais, devido à possibilidade de falha contraceptiva
• Existe redução do tempo de eficácia contraceptiva do implante de etonogestrel entre as obesas para até 2 anos de inserção ( o normal é que dure até 3 anos • Aumento do risco de sangramento irregular devido a biodisponibilidade de estrogênio e progestogênio, com comprometimento contraceptivo não importante • Discreto aumento do risco relativo de gestação quando em obesas com IMC > 35 Kg/m2
• “Os níveis de progestagênio demoram mais para atingir a estabilidade em obesas, e dessa forma recomenda-se o uso de 14 dias de preservativo para as iniciantes obesas de método hormonal”
• A eficácia da pílula do dia seguinte é ligeiramente inferior nas obesas • Risco 2-4 vezes maior de trombose quando comparado a não obesas. 
De acordo com a Sociedade Europeia de contracepção, o DIU poderia ser uma alternativa para essas mulheres. 

As mulheres obesas que se submeteram à gastroplastia devem evitar engravidar nos 18 meses iniciais pós-cirurgia devido às alterações nutricionais e metabólicas durante a fase de perda de peso acentuada, pelo maior risco de parto prematuro e rotura prematura das membranas. 

Nestas mulheres, os anticoncepcionais orais devem ser evitados devido ao risco de absorção gástrica inadequada. Na realidade, são contra-indicados nestas pacientes ( categoria 3 pelos critérios de elegibilidade da OMS ). Neste caso, são recomendados métodos contraceptivos não orais como o DIU. 

Referência bibliográfica 
https://www.febrasgo.org.br/pt/noticias/item/213-anticoncepcao-e-obesidade

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on print

Receba Novidades

Para receber informações atualizadas sobre ginecologia, obstetrícia, nutrição da mulher grávida, entre outros, cadastre-se abaixo para lhe encarminharmos essas novidades.

Clínica em Recife - PE

Olá! Estamos a sua disposição também pelo whatsapp. Só precisa clicar aqui para iniciar uma conversa.
Powered by

QUER RECEBER NOVIDADE POR E-MAIL?

CADASTRE-SE ABAIXO E RECEBA INFORMAÇÕES EM PRIMEIRA MÃO