A vitamina D tem um papel crucial na reprodução feminina, possivelmente através de seus efeitos sobre a homeostase do cálcio, flutuações cíclicas dos hormonais sexuais esteroides ou função neurotransmissora.
Estudo recente avaliou os efeitos da suplementação de vitamina D na dismenorreia (dores menstruais) e na síndrome pré menstrual (SPM) em 897 #adolescentes do sexo feminino. Elas receberam 50.000 UI / semana de #colecalciferol) e foram acompanhadas por 9 semanas.
Os pesquisadores avaliaram efeito da suplementação de vitamina D nas adolescentes em quatro categorias: aquelas com apenas SPM; com apenas dismenorréia ; aquelas com SPM e dismenorreia e as sem estas alterações.
A suplementação de vitamina D foi associada com uma redução na incidência de vários sintomas da TPM, como #dor nas costas e tendência a chorar facilmente, bem como decréscimo na gravidade da dismenorreia.
Os autores chegaram à conclusão de que a suplementação com altas doses de vitamina D pode reduzir a prevalência de TPM e dismenorreia, além de ter efeitos positivos nos sintomas físicos e psicológicos da TPM.
OBS: Nunca faça automedicação! Procure sempre um profissional de saúde capacitado para prescrever a vitamina D. São imprescindíveis: sua história clínica e exames físico e laboratorial. Nenhum post de Instagram é capaz de substituir uma consulta!
Devo receber terapia hormonal na menopausa?
Muitas mulheres me perguntam todos os dias se devem ou podem receber terapia hormonal (TH) na menopausa. Acredito, sem um pingo de dúvida, que SIM!