Qual a importância da testosterona total e livre para o diagnóstico de SOP?

importancia-testosterona

Primeiramente, é preciso dizer que, para o diagnóstico da SOP, são mais importantes as manifestações ou características clínicas de hiperandrogenismo, tais como: acne e hirsutismo.

📊 A avaliação do hiperandrogenismo bioquímico ou laboratorial é útil para o diagnóstico da SOP. De acordo com Teed et al (2018), a testosterona total pode identificar de 20% a 30% , enquanto que a testosterona livre, ou melhor, o cálculo do índice androgênico livre (que reflete com maior fidelidade a taxa da testosterona livre) e é calculada através da fórmula de Vermeulen: testosterona total (nM/L) /SHBG (nM/l) x 100 pode identificar 50 a 60% das mulheres com SOP.

Entretanto, detectar hiperandrogenismo bioquímico (avaliação laboratorial) é mais útil no diagnóstico da SOP em adolescentes e mulheres que demonstrem características mínimas ou inexistentes de hiperandrogenismo clínico,por exemplo, discreto ou inexistente hirsutismo.

🖊 Como se vê, até no caso das mulheres com SOP, a clínica é mais importante do que avaliações laboratoriais sobre os níveis da testosterona para o diagnóstico de SOP.

Referência bibliográfica: Recommendations from the international evidence-based guideline for the assessment and management of polycystic ovary syndrome. Review article – Teede HJ, et al. Fertil Steril. 2018.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on print

Receba Novidades

Para receber informações atualizadas sobre ginecologia, obstetrícia, nutrição da mulher grávida, entre outros, cadastre-se abaixo para lhe encarminharmos essas novidades.

Miomas – Parte 02

Leiomioma (ou mioma) é o tumor pélvico sólido mais frequente do trato genital feminino. É um tumor benigno e sua malignização, se houver, é extremamente

Leia mais »

Clínica em Recife - PE

Olá! Estamos a sua disposição também pelo whatsapp. Só precisa clicar aqui para iniciar uma conversa.
Powered by

QUER RECEBER NOVIDADE POR E-MAIL?

CADASTRE-SE ABAIXO E RECEBA INFORMAÇÕES EM PRIMEIRA MÃO