Ressecamento vaginal é um tema bastante requisitado nos consultórios. É queixa que gera incômodos e insatisfação na vida sexual e emocional. É um problema comum entre as mulheres que estão na menopausa ou pós-parto, e a principal razão é a natural redução na produção dos estrogênios, nas fases referidas da vida da mulher.
Os principais incômodos desencadeados pelo ressecamento vaginal são coceira, queimação ou irritação na vagina, diminuição da elasticidade e dores durante as relações sexuais.
Algumas mulheres utilizam lubrificantes para o alívio dos sintomas, entretanto a solução é temporária e não resolve a principal causa do problema.
Também é comum ver esta queixa associada ao uso de pílulas anticoncepcionais, já que a redução da lubrificação vaginal é uma das formas (mas não a única) através das quais ela exerce ação contraceptiva.
Outra queixa comum é o ressecamento vaginal apenas durante ato sexual, por falta de estímulo antes da penetração. ☝Existe alguma maneira de evitar o ressecamento vaginal? Sim. Mas a solução depende da causa do problema e, como já foi dito acima, as causas são as mais variadas.
Procure o seu ginecologista e tire todas as suas dúvidas!
A SOP pode começar antes do que você imagina
É crescente o número de estudos científicos que sugerem que a síndrome dos ovários policísticos (SOP) afeta TODA a vida da mulher.A SOP pode começar