Sempre que TPM chega você sente vontade de comer doces?
Essa fase é bastante comum na vida de muitas mulheres. Junto com as cólicas, sinais de irritabilidade e o inchaço que o ciclo menstrual incita, surge também uma grande vontade de ingerir carboidrato. E mesmo que ele faça com que você se sinta temporariamente melhor e mais aliviada, é preciso ter sempre cuidado com a compulsão por doces.
Em períodos de tensão pré-menstrual os níveis de serotonina (hormônio responsável pelas sensações de prazer e bem estar) reduzem significativamente, fazendo com que a vontade de consumir açúcar aumente.
Quando o doce é consumido, a glicose é liberada na corrente sanguínea e estimula a liberação de insulina, que irá transportá-la para as células afim de oferecer energia ao corpo. O problema é que quando o consumo de açúcar é frequente e em grande escala, a insulina trabalha intensamente para que ele seja retirado de uma vez. A glicose cai. O corpo sente necessidade de repor o que está em falta, fazendo com que a pessoa coma mais doces, entrando em um ciclo vicioso: a compulsão!
Obesidade, diabetes tipo 2, problemas hepáticos, câncer, distúrbios mentais e problemas cardiovasculares são algumas consequências dessa doença.
Uma das formas de reduzir o consumo de doces é acrescentando fibras e alimentos ricos em triptofano (precursor da serotonina) na sua dieta, pois eles diminuirão o estresse e proporcionarão saciedade por mais tempo.
Controlar a compulsão por doces não é fácil e requer um acompanhamento médico e nutricional! Não deixe de procurar o seu ginecologista e nutricionista
A SOP pode causar diabetes
Alguns estudos avaliam a evolução de uma glicemia normal (taxa de glicose normal) para a intolerância à glicose (pré-diabetes) e desta para diabetes mellitus tipo 2 (DM2). Mulheres com SOP têm um