Estudo de revisão sistemática com metanálise, divulgado em dezembro de 2017, na revista Obstetrics & gynecology pertencente ao The American College of Obstetricians and Gynecologists, envolvendo 16 outros estudos, mostrou em seus resultados que o risco de uma mulher que usa DIU desenvolver câncer de colo é cerca de 30% MENOR comparado àquelas que não usam esse método.
O estudo sugere que o uso do DIU pode proporcionar um efeito protetor contra o câncer de colo.
A Agência Internacional de Pesquisa em Estimativa do Câncer alerta que o câncer de colo é a 3ª neoplasia maligna mais comum entre as mulheres do mundo. Estima-se o surgimento de 710.000 casos de câncer de colo e cerca de 383.000 mortes até 2030.
⬆Parece que o DIU aumenta a imunidade celular combatendo infecções pelo HPV (que podem levar a esse de tipo de câncer) além de ajudar a eliminar possíveis lesões persistentes de HPV ou pré-malignas durante a sua inserção ou retirada.
Entretanto, ainda não se sabe o mecanismo exato pelo qual o DIU de cobre possa exercer seu efeito protetor.
Os autores do estudo sugerem que o efeito não contraceptivo de proteção contra o câncer de colo – por parte do DIU – pode ser um fator útil para populações com acesso muito limitado ao rastreio e com alta incidência de câncer de colo do útero.
Referência bibliográfica:
Cortessis et al. Intrauterine Device Use and Cervical Cancer Risk
A Systematic Review and Meta-analysis. Obstetrics & Gynecology. VOL. 130, NO. 6, DECEMBER 2017
Contraceptivo oral é o melhor tratamento para a SOP ?
A médica endocrinologista, Evanthia Diamanti-Kandarakis,PHD, professora de Endocrinologia e Metabologia e Chefe do Terceiro Departamento da Escola de Medicina Interna de Atenas (uma das maiores