Você está satisfeita com as informações e o tratamento que recebe sobre SOP? – Parte 02

voce-esta-satisfeita_02


Em todo o mundo, mais de um terço das mulheres consulta-se com três médicos diferentes em um intervalo de 2 anos antes de conseguir descobrir que possui realmente SOP (Cree-Green,, 2017). Como consequência, talvez, isso contribua para que mulheres com SOP se tornem insatisfeitas com profissionais de saúde em relação ao diagnóstico e o tratamento inicial da SOP (Cree-Green, 2017;Gibson-Helm, 2017) e decidam por buscar informações sobre perda de peso, menstruação irregular, infertilidade e crescimento excessivo de pElos através de fontes alternativas (Humphreys & Costarelli,2015; Gibson-Helm, 2017)

A Universidade da Califórnia, Los Ângeles (UCLA) , diante desta situação, passou a organizar eventos educacionais como o Simpósio de conscientização SOP. O Objetivo é de fornecer ao público em geral, uma educação atualizada sobre o diagnóstico e gerenciamento desta síndrome e encarando este público de mulheres como prioritário em saúde (PCOS-Challenge,2015).

De acordo com Hoyos et al (2020), o problema evidencia as responsabilidades das instituições de ensino quanto à informação, formação de médicos capacitados para o cuidado com estas mulheres e, por parte das agências governamentais, apoio suficiente à investigação científica por meios de pesquisas em SOP.

É perceptível para todos que, atualmente, há uma grande interação entre o público e mecanismos de pesquisas em saúde, como o google, através de perguntas e respostas. Além disso, a aquisição de medicamentos e informações através da Internet afetaram a relação médico-paciente, permitindo que informações, sejam elas corretas ou não, tornem -se acessíveis aos pacientes e mudem a perspectiva de seus cuidados de saúde.

Referências bibliográficas:
4. Gibson-Helm M, Teede H, Dunaif A, Dokras A. Delayed diagnosis and a lack of information associated with dissatisfaction in women with polycystic ovary syndrome. J Clin Endocrinol Metab 2017 Feb 01;102(2):604-612 [FREE Full text] [doi: 10.1210/jc.2016-2963]

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on print

Receba Novidades

Para receber informações atualizadas sobre ginecologia, obstetrícia, nutrição da mulher grávida, entre outros, cadastre-se abaixo para lhe encarminharmos essas novidades.

Clínica em Recife - PE

Olá! Estamos a sua disposição também pelo whatsapp. Só precisa clicar aqui para iniciar uma conversa.
Powered by

QUER RECEBER NOVIDADE POR E-MAIL?

CADASTRE-SE ABAIXO E RECEBA INFORMAÇÕES EM PRIMEIRA MÃO