Sabemos que a resistência à insulina (quando ela não consegue entrar principalmente nas células musculares, sobra no sangue e leva e pode levar à complicações metabólicas) é atualmente o principal fator fisiopatológico da SOP.
A primeira medida adotada para a adolescente com suspeita de SOP é o estilo de vida (exercícios físicos, reeducação alimentar, gerenciamento do estresse biopsicosocial).
Quando o estilo de vida não for o suficiente e principalmente quando a paciente adolescente demonstrar sinais de resistência à insulina como intolerância à glicose, acantose nigricans ( escurecimento de dobras da pele) , acrócordons ( pequenas tumorações na pele , por vezes confundidas com sinais ou pequenas verrugas), obesidade e antecedentes familiares de diabetes , é interessante a prescrição de sensibilizadores da insulina como a metforminal ou o mio-inositol.
Possuem efeitos positivos interessantes na melhora da ovulação e regularização das menstruações.
São úteis na perda de peso,na mudança positiva da composição corporal, dos níveis de hormônios androgênicos, colesterol, triglicérides.
Referência bibliográfica:
https://www.febrasgo.org.br/pt/noticias/item/310-sindrome-dos-ovarios-policisticos-na-adolescencia

Filhas de mulheres que possuíram um estilo de vida inadequado na gravidez podem desenvolver SOP na adolescência
Um estilo de vida inadequado na gravidez, caracterizado por uma alimentação com excesso de calorias, sedentarismo e estresse, pode levar ao desencadeamento de SOP em