“A obesidade e o sobrepeso são definidos como o acúmulo excessivo de gordura corporal em um indivíduo para sua altura”. ( Maciel, 2019)
Tradicionalmente o sobrepeso e obesidade são definidos pelo índice de massa corpórea (IMC – peso em quilogramas dividido pelo quadrado da altura em metros), ou seja, IMC= peso em KG/h²
As pessoas com sobrepeso seriam aquelas que apresentam IMC entre 25 e 29,9 kg/m² ; obesidade, aquelas que mostram um IMC ≥ 30 Kg/m²
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso) classificam a ADIPOSIDADE em graus ou classes de acordo com a tabela do post ( deslize o post para a esquerda para ver a tabela).
Fonte: Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO). Diretrizes Brasileiras de Obesidade. 4a ed. São Paulo: ABESO; 2016.(2)
Convém lembra que essa definição não é única e não possui suas limitações, pois não contempla toda a complexidade dos fatores associados ao excesso de adiposidade, gordura corporal e as suas consequências metabólicas. (Hruby & Hu, 2015)
Atualmente a obesidade mostra-se associada a muitos problemas de saúde como aumento de risco cardiovascular, diabetes mellitus tipo 2, câncer, problemas ortopédicos e ansiedade. Particularmente na saúde feminina, a obesidade mostra forte relação com a síndrome dos ovários policísticos (SOP), infertilidade, anovulação crônica (ausência de ovulação), perda gestacional precoce, problemas obstétricos e câncer de mama e endométrio (parte interna do útero).
De acordo com Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), o ginecologista tem papel importante na identificação de fatores de risco, do diagnóstico de obesidade, seu tratamento e na prevenção de consequências de longo prazo para a saúde da mulher.
Referência bibliográfica:
Maciel GA. Epidemiologia da obesidade e suas implicações sobre a saúde global. In: Obesidade na mulher. São Paulo: Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia; 2019. Cap. 1, p.1-8. (Série Orientações e Recomendações FEBRASGO; no. 3/Comissão Nacional Especializada em Climatério).
Hruby A, Hu FB. The epidemiology of obesity: a big picture. Pharmacoeconomics. 2015;33(7):673–89.
Você sabia que a SOP pode se associar a várias doenças metabólicas, cardiovasculares e à doença autoimune da tireoide?
Quando o sistema imunológico ataca a tireoide, leva a uma inflamação desta glândula que provoca uma ruptura e resulta no excesso de hormônios da tireoide