O papel do intestino no surgimento da síndrome dos ovários poliscísticos (SOP) – Parte 02

papel-do-intestino_02


O aumento da permeabilidade intestinal resulta em consequentemente endotoxemia metabólica (que é o aumento da circulação sistêmica do LPS – parte da composição de bactérias – que causa inflamação crônica subclínica )e alterações cardiometabólicas.
A inflamação crônica subclínica é estado inflamatório caracterizado por altos níveis circulantes de citocinas inflamatórias, incluindo TNF alfa e IL beta, e aumento da infiltração de macrófagos em tecidos periféricos. É diferente de uma inflamação que percebemos quando temos um ferimento na pele, na verdade pode se tornar imensamente mais grave e berço de inúmeras doenças como diabetes, doenças cardiovasculares (angina, infarto, AVC), hipertensão.
Vamos cuidar do nosso intestino? “Ah, mas, doutor, eu vou ao banheiro todos os dias! Eu não tenho disbiose!” Que bom, mas não significa que você não tenha disbiose. Já as que possuem obstipação intestinal ( intestino preso) podem já apresentar um grau mais avançado de disbiose.
Este é um dos modelos esquemáticos que será explicado com maiores detalhes em nosso curso para profissionais da saúde a ser realizado neste ano !
Procure seu/sua médico (a), principalmente se ele reconhece a importância do (a) nutricionista e educador físico no tratamento da SOP em equipe.

Referência bibliográfica:
Yurtdas & Akdevelioğlu. A New Approach to Polycystic Ovary Syndrome: The Gut Microbiota. J Am Coll Nutr. 2019 Sep 12:1-12. doi: 10.1080/07315724.2019.1657515. [Epub ahead of print]

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on print

Receba Novidades

Para receber informações atualizadas sobre ginecologia, obstetrícia, nutrição da mulher grávida, entre outros, cadastre-se abaixo para lhe encarminharmos essas novidades.

Candidíase recorrente?

A candidíase vulvovaginal é uma inflamação que causa alterações na mucosa da região genital feminina e provoca sintomas como corrimento, coceira e ressecamento. Para manter a região íntima das mulheres longe

Leia mais »

Mulheres magras com SOP

As pacientes que são magras e têm SOP levam certa vantagem em relação às que têm sobrepeso e obesidade, pois apresentam menos resistência insulínica. Entretanto,

Leia mais »

Clínica em Recife - PE

Olá! Estamos a sua disposição também pelo whatsapp. Só precisa clicar aqui para iniciar uma conversa.
Powered by

QUER RECEBER NOVIDADE POR E-MAIL?

CADASTRE-SE ABAIXO E RECEBA INFORMAÇÕES EM PRIMEIRA MÃO