A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) tende a aparecer na adolescência

post-sop-tende-a-aparecer-na-adolescencia

A manifestação completa da síndrome dos ovários policísticos (SOP) tende a ocorrer na adolescência em mulheres predispostas, quando o eixo hipotálamo-hipófise-ovário é ativado.

Nesta fase, mudanças metabólicas levando a alterações na distribuição de gordura corporal, também ocorrem.
👧Na puberdade há um aumento fisiológico nos níveis de insulina. Este aumento leva, por um lado, à diminuição nos níveis de SHBG (proteína que se liga à testosterona e regula sua quantidade). Quando o SHBG diminui, sobra testosterona, que é responsável por fenômenos androgênicos como a acne (espinhas). É aí em que uma má alimentação – muitas vezes iniciada na mais tenra infância – repleta de alimentos industrializados e regada a muito fast-food, entra para piorar a acne, seborreia e queda de cabelo.

Por outro lado, o aumento nos níveis de insulina estimulam os ovários a produzirem mais hormônios androgênicos como a testosterona, levando à acne e ciclos menstruais irregulares tão comuns na SOP.

Adolescentes com resistência insulínica (quando ela não consegue penetrar nas células para agir) e acima do peso (sobrepeso ou obesas) são sempre as de maior risco para desenvolverem a SOP na adolescência. ‼Os pais têm fundamental importância neste problema.

Conversar, educar sempre e, quando necessário, impor a autoridade de pais em determinar o que sua filha adolescente deve comer (para o bem de sua saúde), é, antes de tudo, um ato de amor e de prevenção da SOP na infância e adolescência!

Referência bibliográfica: Lewy VD, Danadian K, Witchel SF, Arslanian S. Early metabolic abnormalities in adolescent girls with polycystic ovarian syndrome. J Pediatr. 2001;138:38–44.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on print

Receba Novidades

Para receber informações atualizadas sobre ginecologia, obstetrícia, nutrição da mulher grávida, entre outros, cadastre-se abaixo para lhe encarminharmos essas novidades.

Miomas – Parte 02

Leiomioma (ou mioma) é o tumor pélvico sólido mais frequente do trato genital feminino. É um tumor benigno e sua malignização, se houver, é extremamente

Leia mais »

Clínica em Recife - PE

Olá! Estamos a sua disposição também pelo whatsapp. Só precisa clicar aqui para iniciar uma conversa.
Powered by

QUER RECEBER NOVIDADE POR E-MAIL?

CADASTRE-SE ABAIXO E RECEBA INFORMAÇÕES EM PRIMEIRA MÃO