As mulheres estão usando menos contraceptivos hormonais?

contraceptivos-hormonais

Assim como devemos respeitar autonomia das mulheres que desejam usar pílulas anticoncepcionais, temos a obrigação de ajudar aquelas que optaram por não mais usar contraceptivos hormonais.

Quem atende, tanto em consultórios particulares quanto em públicos, sabe: atualmente, cada vez mais mulheres tentam livrar-se de efeitos colaterais associados com anticoncepcionais hormonais (como redução da libido, irritabilidade, transtornos depressivos, agravamento de varizes, aumento do peso, melasma, entre outros) e possíveis agravamentos de condições patológicas já existentes como doenças cardiovasculares e diabetes.

Elas já não se mostram mais confortáveis com possíveis complicações associadas com estes medicamentos como: trombose, câncer de mama, câncer de colo, tumores hepáticos, mesmo que muitos defendam que o risco seja pequeno.

Em outras palavras, mulheres procuram maior qualidade de vida. Até mesmo aquelas que usam os anticoncepcionais hormonais, não somente apenas para evitar gravidez , mas com o objetivo de tratar: TPM, endometriose, síndrome dos ovários policísticos (SOP), irregularidade menstrual e dismenorreia, querem outra opção de tratamento.

Exigem, cada vez mais, a adoção de meios de contracepção e tratamentos que não empreguem métodos hormonais. Não adianta querermos negar: parece ser uma nova (e crescente) tendência. Devemos nos adaptar e, desta forma, não apenas prevenir e tratar doenças e suas complicações, mas satisfazer também as necessidades e objetivos de vida destas mulheres.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on print

Receba Novidades

Para receber informações atualizadas sobre ginecologia, obstetrícia, nutrição da mulher grávida, entre outros, cadastre-se abaixo para lhe encarminharmos essas novidades.

Clínica em Recife - PE

Olá! Estamos a sua disposição também pelo whatsapp. Só precisa clicar aqui para iniciar uma conversa.
Powered by

QUER RECEBER NOVIDADE POR E-MAIL?

CADASTRE-SE ABAIXO E RECEBA INFORMAÇÕES EM PRIMEIRA MÃO