TPM – Cuidado com a compulsão por doce

post-tpm-compulsao-doces

Sempre que TPM chega você sente vontade de comer doces?
Essa fase é bastante comum na vida de muitas mulheres. Junto com as cólicas, sinais de irritabilidade e o inchaço que o ciclo menstrual incita, surge também uma grande vontade de ingerir carboidrato. E mesmo que ele faça com que você se sinta temporariamente melhor e mais aliviada, é preciso ter sempre cuidado com a compulsão por doces.

Em períodos de tensão pré-menstrual os níveis de serotonina (hormônio responsável pelas sensações de prazer e bem estar) reduzem significativamente, fazendo com que a vontade de consumir açúcar aumente.

Quando o doce é consumido, a glicose é liberada na corrente sanguínea e estimula a liberação de insulina, que irá transportá-la para as células afim de oferecer energia ao corpo. O problema é que quando o consumo de açúcar é frequente e em grande escala, a insulina trabalha intensamente para que ele seja retirado de uma vez. A glicose cai. O corpo sente necessidade de repor o que está em falta, fazendo com que a pessoa coma mais doces, entrando em um ciclo vicioso: a compulsão! 
Obesidade, diabetes tipo 2, problemas hepáticos, câncer, distúrbios mentais e problemas cardiovasculares são algumas consequências dessa doença.

Uma das formas de reduzir o consumo de doces é acrescentando fibras e alimentos ricos em triptofano (precursor da serotonina) na sua dieta, pois eles diminuirão o estresse e proporcionarão saciedade por mais tempo.

Controlar a compulsão por doces não é fácil e requer um acompanhamento médico e nutricional! Não deixe de procurar o seu ginecologista e nutricionista

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on print

Receba Novidades

Para receber informações atualizadas sobre ginecologia, obstetrícia, nutrição da mulher grávida, entre outros, cadastre-se abaixo para lhe encarminharmos essas novidades.

Clínica em Recife - PE

Olá! Estamos a sua disposição também pelo whatsapp. Só precisa clicar aqui para iniciar uma conversa.
Powered by

QUER RECEBER NOVIDADE POR E-MAIL?

CADASTRE-SE ABAIXO E RECEBA INFORMAÇÕES EM PRIMEIRA MÃO