O papel do intestino no surgimento da síndrome dos ovários poliscísticos (SOP) – Parte 01

papel-do-intestino_01

Como a síndrome dos ovários policísticos pode se desenvolver, com resistência à insulina, inflamação crônica subclínica e levar à complicações como infertilidade, doenças cardiovasculares e diabetes.O primeiro mecanismo possível é a disbiose da microbiota intestinal (por causa da obesidade, dieta rica em gorduras trans e associadas a carboidratos simples, muitas vezes industrializados) e baixo consumo de fibras que , mediante o aumento da permeabilidade intestinal ( intestino absorve menos elementos com vitaminas e oligoelementos e deixar passar moléculas prejudiciais) ativam o sistema imunológico da mulher com SOP.
A ativação do sistema imunológico interfere na função do receptor de insulina, causando hiperinsulinemia, o que aumenta a produção de andrógeno ovariano e impede o desenvolvimento de folículos normais ( como a testosterona livre em excesso, que impede a mulher de ovular e menstruar, leva à acne e pelos em excesso). Além disso, a inativação inadequada do sistema imunológico pode explicar a maior associação entre mulheres com SOP e tireoidite autoimune como a de Hashimoto.
2. O segundo mecanismo possível é a microbiota intestinal que causa SOP, estimulando a secreção de peptídeos intestinais e cerebrais (grelina, leptina serotonina). Uma disbiose pode contribuir para alterar a quantidade destes peptídeos e levar à queda do bem-estar (alterações do humor, depressão, ansiedade, compulsão alimentar), ao aumento do apetite, queda da energia corporal
3. O terceiro mecanismo possível são os andrógenos (produzidos pelos ovários e glândulas adrenais estimulados pela hyperinsulinemia) que levam ao desenvolvimento de SOP alterando a composição da microbiota intestinal.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on print

Receba Novidades

Para receber informações atualizadas sobre ginecologia, obstetrícia, nutrição da mulher grávida, entre outros, cadastre-se abaixo para lhe encarminharmos essas novidades.

Clínica em Recife - PE

Olá! Estamos a sua disposição também pelo whatsapp. Só precisa clicar aqui para iniciar uma conversa.
Powered by

QUER RECEBER NOVIDADE POR E-MAIL?

CADASTRE-SE ABAIXO E RECEBA INFORMAÇÕES EM PRIMEIRA MÃO