Obesidade na ginecologia – O que é obesidade?

obesidade

“A obesidade e o sobrepeso são definidos como o acúmulo excessivo de gordura corporal em um indivíduo para sua altura”. ( Maciel, 2019)

Tradicionalmente o sobrepeso e obesidade são definidos pelo índice de massa corpórea (IMC – peso em quilogramas dividido pelo quadrado da altura em metros), ou seja, IMC= peso em KG/h²

As pessoas com sobrepeso seriam aquelas que apresentam IMC entre 25 e 29,9 kg/m² ; obesidade, aquelas que mostram um IMC ≥ 30 Kg/m²
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso) classificam a ADIPOSIDADE em graus ou classes de acordo com a tabela do post ( deslize o post para a esquerda para ver a tabela).
Fonte: Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO). Diretrizes Brasileiras de Obesidade. 4a ed. São Paulo: ABESO; 2016.(2)

Convém lembra que essa definição não é única e não possui suas limitações, pois não contempla toda a complexidade dos fatores associados ao excesso de adiposidade, gordura corporal e as suas consequências metabólicas. (Hruby & Hu, 2015)

Atualmente a obesidade mostra-se associada a muitos problemas de saúde como aumento de risco cardiovascular, diabetes mellitus tipo 2, câncer, problemas ortopédicos e ansiedade. Particularmente na saúde feminina, a obesidade mostra forte relação com a síndrome dos ovários policísticos (SOP), infertilidade, anovulação crônica (ausência de ovulação), perda gestacional precoce, problemas obstétricos e câncer de mama e endométrio (parte interna do útero).

De acordo com Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), o ginecologista tem papel importante na identificação de fatores de risco, do diagnóstico de obesidade, seu tratamento e na prevenção de consequências de longo prazo para a saúde da mulher.

Referência bibliográfica:

Maciel GA. Epidemiologia da obesidade e suas implicações sobre a saúde global. In: Obesidade na mulher. São Paulo: Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia; 2019. Cap. 1, p.1-8. (Série Orientações e Recomendações FEBRASGO; no. 3/Comissão Nacional Especializada em Climatério).
Hruby A, Hu FB. The epidemiology of obesity: a big picture. Pharmacoeconomics. 2015;33(7):673–89.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on print

Receba Novidades

Para receber informações atualizadas sobre ginecologia, obstetrícia, nutrição da mulher grávida, entre outros, cadastre-se abaixo para lhe encarminharmos essas novidades.

Endometriose e o Ômega 3

O ômega 3 mostra poder de suprimir focos de endometriose em modelos animais e há um menor risco desta doença em mulheres com alta ingesta

Leia mais »

SOP e estresse oxidativo

Estresse oxidativo é o resultado NEGATIVO ou PREJUDICIAL ao corpo resultante da falha do nosso sistema antioxidante em neutralizar os radicais livres. Os radicais livres

Leia mais »

Clínica em Recife - PE

Olá! Estamos a sua disposição também pelo whatsapp. Só precisa clicar aqui para iniciar uma conversa.
Powered by

QUER RECEBER NOVIDADE POR E-MAIL?

CADASTRE-SE ABAIXO E RECEBA INFORMAÇÕES EM PRIMEIRA MÃO