Sabemos que a resistência à insulina (quando ela não consegue entrar principalmente nas células musculares, sobra no sangue e leva e pode levar à complicações metabólicas) é atualmente o principal fator fisiopatológico da SOP.
A primeira medida adotada para a adolescente com suspeita de SOP é o estilo de vida (exercícios físicos, reeducação alimentar, gerenciamento do estresse biopsicosocial).
Quando o estilo de vida não for o suficiente e principalmente quando a paciente adolescente demonstrar sinais de resistência à insulina como intolerância à glicose, acantose nigricans ( escurecimento de dobras da pele) , acrócordons ( pequenas tumorações na pele , por vezes confundidas com sinais ou pequenas verrugas), obesidade e antecedentes familiares de diabetes , é interessante a prescrição de sensibilizadores da insulina como a metforminal ou o mio-inositol.
Possuem efeitos positivos interessantes na melhora da ovulação e regularização das menstruações.
São úteis na perda de peso,na mudança positiva da composição corporal, dos níveis de hormônios androgênicos, colesterol, triglicérides.
Referência bibliográfica:
https://www.febrasgo.org.br/pt/noticias/item/310-sindrome-dos-ovarios-policisticos-na-adolescencia
Obesidade e contraceptivos hormonais não é uma boa combinação
Você sabia que de acordo com a OMS, 40% da população mundial feminina está com sobrepeso e 15% obesa? De acordo com a Federação Brasileira