Candidíase recorrente?

A candidíase vulvovaginal é uma inflamação que causa alterações na mucosa da região genital feminina e provoca sintomas como corrimento, coceira e ressecamento. Para manter a região íntima das mulheres longe de doenças, muitos cuidados são necessários, desde a alimentação até escolha das roupas e peças íntimas.⠀

Praticamente todas as mulheres já tiveram ou terão candidíase ao longo da vida, mas não significa que esta alteração não merece atenção. Sempre que os sintomas aparecerem, é preciso consultar o médico ginecologista em busca do melhor tratamento (que pode ser medicamentoso ou apenas orientar mudanças de hábitos).

Quando foi sua última consulta de rotina ginecológica?
Está seguindo as recomendações médicas para prevenção da candidíase? 

Cuidados íntimos durante o verão

A estação ainda nem começou e o calor já está grande! Para nós, mulheres, que adoramos curtir o verão, são necessários cuidados essenciais neste período. Não é apenas o protetor solar que você deve carregar na bolsa para ficar linda e saudável durante esta época do ano: é preciso observar alguns outros cuidados íntimos indispensáveis para aproveitar a estação, sem dor de cabeça.
Com o clima mais quente, a região genital apresenta uma transpiração maior, além do aumento da umidade natural e a temperatura local, o que favorece a proliferação de microrganismos, tais como fungos e bactérias (que já existem naturalmente, mas em equilíbrio). Portanto fique atenta à maneira certa de lavar o biquíni, a calcinha, quais tipos de produtos usar ou não usar, entre outros cuidados básicos… Use trajes leves e evite peças justas e apertadas durante longos períodos do dia. No trabalho, prefira as saias e vestidos de algodão, que facilitam a circulação de ar na região íntima.
Não precisa exagerar no banho diário! Para a limpeza, prefira produtos indicados pelo seu ginecologista.
Evite ficar com o biquíni molhado durante muito tempo, para evitar a proliferação de fungos e bactérias e de correr o risco de levar, de brinde, um corrimento!
Aproveite a estação, mas não esqueça de cuidar de si!

Ovários Policísticos – É uma síndrome frequente?

Sim!
É a alteração hormonal mais comum em mulheres na idade fértil ( aquelas entre 15 e 49 anos de idade ) e pode atingir de 7 a 20 % destas mulheres. A SOP tende a surgir preferencialmente na adolescência.⠀

A resistência insulínica atinge cerca 50 a 70% destas mulheres, o que pode predispor ao surgimento de condições como: obesidade, dislipidemia ( colesterol e triglicérides aumentados), intolerância à glicose ( pré-diabetes), diabetes, hipertensão arterial e associar-se à síndrome metabólica.⠀

O tratamento de primeira linha para a SOP é representado pela reeducação alimentar, exercícios físicos e gerenciamento do estresse. Todas as dietas padrão parecem ajudar no tratamento. A dieta com baixo teor de carboidratos parece levar a uma perda de até 5 % a mais no peso em comparação com as demais. Exercícios aeróbicos, de resistência ( musculação ) e treinos intervalados de alta intensidade ( HIIT) são essenciais no controle do peso. Vários tipos de meditação parecem ser instrumentos úteis ao gerenciamento do estresse.⠀

Fonte: Anwar S, et al.Prevention of type 2 diabetes mellitus in polycystic ovary syndrome: A review.⠀
Diabetes Metab Syndr. 2017.

Tira a calça jeans e bota o fio dental?

A música é boa, mas a ideia, nem tanto! Jeans muito justos aumentam a umidade e o calor local da região genital, desequilibrando os germes naturais (microbiota), o que pode desenvolver sintomas como corrimento e coceira (prurido). Já o fio dental, aumenta a fricção da lingerie com as partes íntimas, pode causar irritação, e incômodo, por causa da sensibilidade da região.

Então não podemos usar roupas mais sensuais? Claro que sim!
Existem peças que são “para usar”, e peças que são “para tirar”. Explico. No dia a dia, as vestimentas precisam ser confortáveis, mais transpiráveis, com tecidos de algodão (ou o menos sintéticos possível), que permitam a circulação de ar e que a pele mantenha-se seca por mais tempo. Quando for namorar e quiser usar uma lingerie mais provocante, que seja de algodão, ou então deixe para vesti-la durante um período curto de tempo (e não ficar o dia todo com ela).
Desta forma, dá pra equilibrar conforto e sensualidade sem prejuízo pra vulva e pra vagina 

Efeitos e Causas da deficiência de vitamina D em mulheres com SOP

As mulheres com SOP apresentam-se com maior risco de insuficiência de vitamina D do que mulheres sem este transtorno. 
Ainda não temos a certeza se deficiência ou insuficiência de vitamina D é causa ou consequência de desequilíbrio endócrino e metabólico. De acordo com Grzechocinska et al ( 2013), a insuficiência de vitamina D leva à diminuição da sensibilidade do receptor da insulina, levando a maior secreção deste hormônio pelo pâncreas e caracterizando um estado de resistência insulínica e hiperinsulinemia ( aumento da insulina no Santiago gue : grande fator fisiopatológico da SOP) O excesso de insulina leva ao aumento de gordura corporal e à obesidade. A obesidade piora a insuficiência da vitamina D.

Esta vitamina é lipossolúvel, ou seja, é diluída na gordura . É tão verdade que pessoas com IMC acima 30 precisam de 2 a 3 vezes a dose normal de reposição de vitamina D comparadas às com peso normal. Além disso, o obeso tende a evitar o sol o que retroalimenta a insuficiência desta vitamina. Revisão sistemática de ensaios clínicos (Grzechocinska et al, 2018), mostrou que a administração diária de vitamina D foi útil para melhorar os níveis de glicemia de jejum e HOMA -IR ( exame que avalia a resistência insulínica) em mulheres com SOP.

Skowronska et al ( 2015) sugere que a vitamina D possa combater a resistência insulinica por: Regular o nível de cálcio intra e extra-celular, que é essencial no processo intracelular da INSULINA; Estimular a expressão dos receptores da insulina; Estimular o sistema imune.

Podemos usar lenços umedecidos íntimos todos os dias?

Lenços umedecidos não substituem a higiene íntima correta! 
Podem ser utilizados emergencialmente, em caso de grande necessidade, e quando não houver possibilidade de fazer o asseio usual. 
Menstruou e não estava preparada, precisou fazer o “número dois” fora de casa, está com a mesma roupa há muito tempo e está sentindo odor desagradável? Ok. Use com parcimônia. 
Mas sempre que puder evite, pois eles têm perfume e outros tantas substâncias químicas, que causam desequilíbrio nos germes (microbiota) da vagina. E não esqueça de, logo que possível, fazer a limpeza da área (com água e sabão), para que estas substâncias do lencinho não causem irritações e tragam incômodos ou até doenças!

Procure orientação com seu ginecologista.

Ovários Policísticos – O que são?

A síndrome dos ovários policísticos, mais conhecida pela sigla SOP, é o transtorno endócrino mais comum entre as mulheres em idade fértil. Caracterizada por irregularidade menstrual, acne , pelos anômalos e formação de microcistos nos ovários, sua causa ainda não é totalmente esclarecida. É possível que ela tenha uma origem genética e uma ligação com uma resistência à ação da insulina no organismo, gerando um aumento deste hormônio na corrente sanguínea e o que levaria ao aumento de hormônios no sangue como a testosterona. Atualmente, estudos já mostram a participação de desreguladores endócrinos e a disbiose intestinal na sua formação.⠀
Quem sofre desse mal, pode apresentar não somente infertilidade, mas o desenvolvimento de diabetes, doenças cardiovasculares, câncer do endométrio e complicações na gravidez como: abortamentos, diabetes gestacional e hipertensão. O diagnóstico precoce e tratamento podem prevenir complicações e devolver a qualidade de vida à mulher .⠀

Referência bibliográfica:⠀
2. De Leo et al. Genetic, hormonal e metabolic aspects of PCOS: an update. Reprod Biol Endocrinol 2016

Sabonetes específicos – regulam o pH da região genital?

O uso de quaisquer produtos de higiene, principalmente em regiões mais sensíveis, pode acarretar reações adversas em algumas mulheres. De forma corriqueira, muitas são as queixas de coceira (prurido), mau cheiro e corrimento, sem sequer as associarem aos “novos hábitos de higiene”, introduzidos pela indústria de cosméticos. ⠀
Sabonetes íntimos alteraram o pH natural, visto que cada pessoa tem pH específico em sua região genital! ⠀
Manter a higiene íntima de forma adequada para cada mulher, é fundamental para uma vida mais saudável e sem incômodos desnecessários! ⠀
Procure orientação individualizada com seu ginecologista.