Ômega 3 um aliado da mulher na menopausa

Dificilmente vemos sociedades médicas tradicionais recomendarem suplementos, fitoterápicos ou produtos mais naturais e fisiológicos para mulheres na menopausa.
As recomendações da Sociedade Espanhola de Menopausa, chamaram minha atenção quanto à recomendação do Ômega 3 para as mulheres na menopausa.
De acordo com a Sociedade Espanhola de Menopausa, o consumo de ômega 3 (de peixe ou Krill , ambos ricos em antixoxidantes) é recomendado devido a diversos efeitos benéficos, incluindo cardiovasculares, metabólicos e anti-inflamatórios.
O consumo do peixe azul ( típico da Espanha e rico em ômega 3 poderia suprir a necessidade. Entretanto, a sua contaminação por mercúrio é conhecida e pode prejudicar nossa saúde ).
De acordo com os estudos avaliados, a suplementação de Ômega 3 é recomendada devido aos seguintes efeitos:

Cardiovasculares
• Efeitos antiarrítmicos (Grau 2C).
• Discreta redução da pressão arterial quando em doses superiores a 3g/dia (Grau 2C).
• Diminuição dos triglicerídeos (efeito mais consistente) quando em doses superiores a 3 g / dia) (Grau 2B).
A Sociedade sugere , na ausência da ingestão recomendada de peixe, suplementação diária de ômega 3 (Grau 2B para pacientes com doença coronariana e Grau 2C para aqueles sem doença coronariana).

Efeitos não cardiovasculares
• Melhora de alguns processos reumáticos, particularmente a artrite reumatóide (Grau 2C).
• Melhora de sintomas depressivos e psicóticos principalmente com EPA(Grau 2C).
• Evidências limitadas de um efeito protetor na perda óssea durante a pós-menopausa.
• O consumo de ômega 3 não foi associado a risco aumentado de qualquer tipo de câncer e poderia, portanto, ser seguramente usado em pacientes com câncer (Grau 2B).

Referência bibliográfica: 0. Recommendations of the Spanish Menopause Society on the consumption of MARK omega-3 polyunsaturated fatty acids by postmenopausal women. Maturitas 103 (2017) 71-77