O uso de DIU por mulheres nulíparas – Qual o mais indicado?

Atualmente há uma grande preocupação, entre as mulheres, com os efeitos colaterais associados aos métodos contraceptivos hormonais, principalmente as pílulas.

Muitas mulheres não querem aumentar seu risco (mesmo que pequeno) de tromboembolismo, câncer de mama ou câncer no colo do útero. Aquelas que já têm problemas com varizes, pouca libido, dislipidemias, hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, procuram por um método que substitua os contraceptivos hormonais, que sabidamente interagem negativamente com estas alterações e doenças crônicas.

O DIU de cobre é uma excelente opção para isso. Muita gente não sabe que existe o tamanho reduzido dele. Ele é indicado para mulheres nulíparas (as que nunca pariram), com úteros menores (comprimento interno da cavidade uterina entre 5 e 7 cm), que já mantém relações sexuais e querem contracepção livre de hormônios.

Os pesquisadores Otero-Flores et al (2003) identificaram em seus resultados que os DIUs menores podem provocar taxas de falhas mais baixas, causar menos dor e hemorragia e menor risco de expulsão do que o Tcu380A (o mais comum e encontrado na rede pública).

Escolha o DIU mais apropriado ao seu corpo. Sempre consulte antes um ginecologista.

Referência bibliográfica: Otero-Flores et al A comparative randomized study of three different IUDs in nulliparous Mexican women. Contraception 67 (2003) 273-276