Coenzima Q10 no tratamento da SOP

Estudo divulgado agora em 2019 pela revista médica The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, da Endocrine Society, mostra que a coenzima Q10( CoQ10), potente antioxidante produzido em nosso corpo ou presente em alguns alimentos, pode ser útil , na forma de suplemento, no tratamento de mulheres com síndrome dos ovários policísticos (SOP).

Estudo realizado por Izad et al em 2018, mostrou que a administração de CoQ10 (200 mg/dia) com ou sem suplementação de 400 UI de vitamina E, entre mulheres com SOP, pode melhorar os níveis séricos da glicemia de jejum, insulina, no HOMA-IR ( exame que ajuda na detecção da resistência insulínica)e testosterona total. A SHBG ( dependendo do nível, pode melhorar ou piorar a acne e as menstruações)somente melhorou com CoQ10 e vitamina E juntos.

De fato, Samimi et al (2017) também emcontraram significativas redução na glicemia e insulina de jejum, melhora na sensibilidade da insulina, mas também redução do LDL colesterol. 

Vale lembrar que El Refaeey et al ( 2014) mostraram em seu estudo que a CoQ10 pode ajudar mulheres inférteis com SOP através da melhora da resposta ovariana ( ovulação) e aumentando as taxas de gravidezes
Rahmani et al (2017) notaram melhora na expressão de genes ( como os genes que controlam determinada ocorrência no organismo se comportarão ) para : o colesterol LDL oxidado e diversos marcadores sanguíneos responsáveis pela inflamação crônica subllinica (por exemplo , associados às doenças cardiovasculares como AVC e infarto).

Convém lembrar que a reeducação alimentar e exercícios físicos orientados, respectivamente por nutricionista e educador físico , livrar-se de vícios e promover o gerenciamento do estresse são fundamentais para o tratamento da SOP.

Referências bibliográficas : 
El Refaeey A, et al. Reprod Biomed Online. 2014.
Rahmani E, et al. Gynecol Endocrinol. 2017
Samimi M, et al. Clin Endocrinol (Oxf). 2017
Izad et al. The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, 2018