Probióticos são importantes no tratamento da SOP?

São fundamentais!!
Probióticos são microrganismos ou micro-organismos que, quando bem administrados, podem trazer benefícios para quem os recebe.
Já o simbiótico é a junção do probiótico + o prebiótico (estes são fibras alimentares não digeríveis que alimentam os probióticos).
Os probióticos modulam o sistema imunológico e a resposta inflamatória em doenças e transtornos.

O desequilíbrio na microbiota intestinal (população de bactérias benéficas e nocivas do intestino), provocado por estilo de vida equivocado como: dieta inadequada, sedentarismo, obesidade, estresse, medicamentos, drogas, caracteriza o estado chamado de disbiose. Esta, propicia alterações na função da barreira intestinal com aumento da permeabilidade da mucosa intestinal (hiperpermeabilidade intestinal) e leva à passagem de bactérias gram-negativas para o sistema linfático e sanguíneo.

Ocorre, então, a ativação do nosso sistema imunológico, que tenta combater a presença nociva de partes destas bactérias, toxinas e antígenos , levando à produção de inflamação (que provoca resistência à insulina e produção excessiva de hormônios androgênicos como a testosterona).

Hadi et al (2019), em sua revisão sistemática (8 estudos de ensaio clínico envolvendo 540 mulheres com SOP), sugere que a suplementação com probióticos e simbióticos podem ajudar a reduzir a glicemia de jejum, insulina, HOMA-IR (valor que identifica a resistência insulínica), PCR (marcador inflamatório) e níveis de testosterona em mulheres com SOP.

🔻Saiba que não existe tratamento eficaz para SOP pondo uma pílula mágica na boca todos os dias. Mudança do estilo de vida é a primeira etapa❗
Referência bibliográfica: Hadi et al. Effect of probiotics and synbiotics on selected anthropometric and biochemical measures in women with polycystic ovary syndrome: a systematic review and meta-analysis.. Eur J Clin Nutr. 2019