O uso combinado de mio-inositol e ácido alfa lipoico pode ser útil no tratamento da SOP.
Atualmente, o tratamento da SOP com anticoncepcionais orais passa pode debates entre profissionais de saúde sobre a participação destes medicamentos no agravamento no risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares , diabetes e agravamento da resistência insulínica , principalmente em um grupo de mulheres que , sabidamente por apresentarem SOP, já possuem um risco aumentado para essas complicações.
Novos estudos que empreguem tratamentos mais fisiológicos e mais eficientes ( com menos efeitos colaterais e complicações) são sempre muito bem vindos.
Mesmo com um número pequeno de pacientes, um interessante trabalho mostrou que o uso do mio-inositol associado ao ácido alfalipoico, por longo prazo ( dois anos !) no tratamento de um grupo de mulheres com SOP, pode ser útil para regularizar as menstruações e niveis de insulina . os primeiros resultados positivos tendem a aparecer nos 3 primeiros meses de tratamento. A duração do estudo foi muito útil para avaliar a eficência e eficácia dos suplementos.
Parece que o mio-inositol ( sensibilizador da insulina) e o ácido alfa lipoico ( antioxidante naturalmente produzido em nosso fígado), pode ser usado como suplemento, combatendo o estresse oxidativo provocado pelo excesso de radicais livres. Ele melhora também os níveis de glicose e insulina. De acordo com os autores, a associação das duas substâncias naturais parece ser útil no tratamento de mulheres com SOP, sem apresentar efeitos colaterais significativos e complicações.
Referência bibliográfica: Fruzzetti F, et al. Gynecol Endocrinol. 2019