Terapia combinada de inositóis, antioxidantes e vitaminas em mulheres com SOP

A síndrome dos ovários policísticos (SOP) associa-se à resistência à insulina, hiperinsulinemia, hiperandrogenismo, estresse oxidativo e diversas complicações que podem ocorrer como infertilidade, doenças cardiovasculares, diabetes, síndrome metabolica, cancer endometrial, etc.

Estudo atual empregando um comprimido, 2 vezes ao dia, durante 12 semanas, contendo a associação de: mio-inositol e d-chiro inositol (600 mg) + picolinato de cromo (200 mcg) + N-acerilcisteina (300 mg) + biotina (5 mg) + 10% de licopeno (5 mg) + ácido fólico (120 mcg) + vitamina D (400 UI).

Apesar do número pequeno de mulheres envolvido no estudo (41 mulheres com SOP, 35 com sobrepeso/obesidade e 16 magras) os pesquisadores conseguiram significante melhora na regularidade menstrual, acne e hirsutismo tanto em mulheres magras, quanto obesas e significante redução do peso e índice de massa corporal (IMC) nas obesas.
• Os sensibilizadores Mio e o D-chiro inisitol (combatem a resistência insulínica, melhorando a sensibilidade à insulina), enquanto que o picolinato de cromo melhora a sensibilidade à insulina e reduz a glicemia de jejum em mulheres com SOP.
• Os antioxidantes N-acetilcisteina e o licopeno também melhoram a sensibilidade à insulina, pois combatem o estresse oxidativo presente em mulheres com SOP (o estresse oxidativo piora a resistência à insulina).
• A vitamina D, notadamente baixa na grande maioria das mulheres com SOP, além de possuir também ação antioxidante, melhora a sensibilidade à insulina e os níveis de hormônios androgênicos em mulheres com SOP.
• O antioxidante licopeno juntamente com o sensibilizador da insulina picolinato de cromo tende a melhorar os níveis de glicemia de jejum em mulheres diabéticas obesas.
• O ácido fólico pode diminuir o risco de defeitos neurológicos resultantes da deficiência de fechamento do tubo neural e facilita a maturação do oócito (futuro óvulo) em mulheres com SOP. Sabe-se que essas mulheres possuem óvulos de pior qualidade. Nuca se automedique !

Referência bibliográfica
Efficacy of combination therapy of inositols, antioxidants and vitamins in obese and non-obese women with polycystic ovary syndrome: an observational study.