Como ocorre o aparecimento do hirsutismo na mulher com SOP?

Como ocorre o aparecimento do Hirsutismo (excesso de pelos grossos e pigmentados no corpo, em locais normalmente vistos no homem, mas não na mulher, tais como: face, região do tórax entre as mamas, face interna dos braços, face interna das coxas, região infra-umbilical e dorso-lombar) na mulher com SOP?

O hirsutismo é mais comum que a acne em mulheres com SOP!
Entre as mulheres que têm hirsutismo, 80% tem SOP e entre as mulheres com SOP, 70% a 80% delas têm hirsutismo. Além disso, é raro a acne ocorrer sozinha em mulheres com SOP, elas geralmente também apresentam algum grau de hirsutismo.

Partindo do principal fator fisiopatológico da SOP atualmente aceito, a resistência à insulina, a insulina estimula a hipófise à maior produção de LH. Mulheres com SOP, podem produzir mais LH mesmo sem estimulação da insulina (muitas apresentam, no mínimo, 2 vezes mais LH do que FSH).
A insulina e o LH em excesso no sangue estimularão os ovários a produzirem mais testosterona. Aliás, os ovários são a principal fonte de produção da testosterona na mulher jovem.

A testosterona produzida pelos ovários é convertida à dihidrotestosterona(DHT) localmente no folículo piloso pela ação da enzima 5 alfa resutase sobre a testosterona.

Claro que cada mulher possui uma maior ou menor quantidade de receptores para hormônios androgênicos no folículo piloso (estrutura da pele que produz o pelo), o que vai determinar um maior ou menor grau de hirsutismo. Entenda, a testosterona é a chave 🔑 e o receptor o buraco da fechadura.
Portanto, quanto maior a testosterona livre, maior tende a ser o hirsutismo.

REFERÊNCIAS: Benetti-Pinto CL. Tratamento das manifestações androgênicas. In: Síndrome dos ovários policísticos. São Paulo: Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO); 2018. Cap. 5. p.56-67. (Série Orientações e Recomendações FEBRASGO, n.4, Comissão Nacional de Ginecologia Endócrina).