Estudo avalia, durante 10 anos, o uso da metformina em uma população de mulheres com SOP
Quando perguntado sobre como substituir o uso de anticoncepcionais, respondo que uma boa opção é a metformina, que não evitará uma gravidez, mas chegará mais perto de um verdadeiro tratamento. Além disso a metformina ajudará a evitar complicações que os anticoncepcionais não conseguem prevenir, muito pelo contrário, podem predispor à resistência à insulina, principal fator de risco para o diabetes.
Por quanto tempo podemos manter o tratamento com a metformina?
O tempo necessário.
Para corroborar com tudo o que foi dito acima, estudo atual de Jensterle et al (2019) envolveu 159 mulheres com SOP e avaliou o uso de metformina durante 10 anos para o tratamento deste transtorno.
O que os autores notaram deste uso tão prologado de metformina entre as pacientes com SOP?
🔹 O uso da metformina foi usado em pacientes com glicemia normal, com sobrepeso ou obesidade e resultou em significante redução ou estabilização do índice de massa corporal, ou seja, as pacientes emagreceram ou mantiveram o peso;
🔹 Significante melhora da regularidade menstrual;
🔹 Melhora do perfil androgênico, com diminuição da androstinediona e testosterona total, hormônios, quando altos, associados à acne, hirsutismo (excesso de pelos), ausência de ovulação e anovulação/infertilidade.
🔹 Baixa taxa de conversão do pré-diabetes em diabetes, servindo para prevenção contra essa doença (uma das complicações da SOP).
⠀
Referência bibliográfica:
Jensterle et al. Long-term efficacy of metformin in obese PCOS: longitudinal follow up of retrospective cohort. Endocr Connect. 2019.