Reserva ovariana é a quantidade de folículos (origem dos óvulos) existentes no ovário em determinada idade. Mulheres com baixa reserva ovariana podem apresentar dificuldade para engravidar, inclusive responder mal até às técnicas de reprodução assistida (como inseminação ou fertilização in vitro – FIV).
Diversos estudos têm apontado que a suplementação de DHEA (dehidroepiandrosterona, hormônio produzido a partir das glândulas situadas acima dos rins e chamadas de adrenais ou suprarrenais) podem fazer com que mulheres com má resposta ovariana (dificuldade para engravidar) engravidem espontaneamente antes mesmo de uma FIV (Fusi e tal, 2013;Zhang et al, 2016)
A imagem do post mostra o provável mecanismo através do qual a suplementação com DHEA pode ajudar mulheres com baixa reserva ovariana a engravidar (Tsui et al ,2015).
A suplementação com DHEA em mulheres com reserva ovariana diminuída parece melhorar:
⚜A resposta ovariana
⚜ A reserva ovariana
⚜ A qualidade do ovócito (óvulo imaturo ou futuro óvulo) e do embrião.
O DHEA não pode ser vendido no Brasil, mas a lei não proíbe que a paciente adquira por importação mediante receita médica ou manipulado aqui mesmo e sempre sob orientação médica para consumo próprio.