Revisão sistemática com meta-regressão (a grosso modo, a meta-regressão tenta melhorar a qualidade do estudo levando-se em consideração fatores que poderiam interferir nos resultados da revisão) avaliou 4530 estudos e selecionou 40 (mesmo assim, é muito estudo de qualidade analisado) e verificou a associação de pré-diabetes, diabetes e mulheres com SOP.
⠀
O estudo ratifica que mulheres com SOP têm maior risco desenvolver a INTOLERÂNCIA À GLICOSE (pré-diabetes) e DIABETES MELLITUS TIPO 2.
⠀
Os autores mostram em seus resultados que o risco de ser ter pré-diabetes em mulheres com SOP foi 5x maior entre as asiáticas, 4x maior entre as americanas, 3 x maior entre as europeias.
⠀
Globalmente, a mulher com SOP tem um risco um pouco maior (3 vezes mais) de ter intolerância e quase 3 de vir a ter diabetes. Este estudo mostrou que foi alta a associação de pré-diabetes e diabetes com a obesidade e a influência da etnia (fatores culturais? Alimentares? Sedentarismo?) O que estes resultados mostram mais?
⠀
Mostram que a atualmente a SOP é uma entidade na qual não podemos pensar apenas em infertilidade, controle de menstruações e manter a pele limpa. A SOP traz outras complicações que devem ser levadas em consideração e que não serão evitadas usando apenas uma pílula mágica na boca.
Até mesmo porque ela não existe!
⠀
Referência bibliográfica:
Kakoly Et al. Ethnicity, obesity and the prevalence of impaired glucose tolerance and type 2 diabetes in PCOS: a systematic review and meta-regressionHuman Reproduction Update, 26 March 2018.
Você sabia que a SOP pode se associar a várias doenças metabólicas, cardiovasculares e a doença autoimune da tireoide?
Quando o sistema imunológico ataca a tireoide, leva a uma inflamação desta glândula que provoca uma ruptura e resulta no excesso de hormônios da tireoide (hipertireoidismo). Ao longo do tempo, a inflamação impede a tireoide de produzir hormônios de maneira suficiente levando ao hipotireoidismo, como ocorre na tireoidite de Hashimoto.
A literatura mundial mostra que a doença autoimune da tireoide pode ocorrer em 18-40% das mulheres com SOP, dependendo do critério diagnóstico adotado e raça da mulher com SOP.
Um bom estudo de revisão sitemática envolvendo outros 12 estudos, divulgado agora em 2019, onde foram avaliadas 1210 mulheres diagnosticadas com SOP e 987 controles saudáveis, mostrou que a doença autoimune da tireoide foi observada significantemente em 26,03% da mulheres com SOP e apenas 9,72% das mulheres sem a síndrome.
O estudo ratifica o que diversos outras defendem: realmente a doença autoimune da tireoide é mais frequente em pacientes com SOP e pode afetar a função da tireoide.
Desta forma, o estudo, assim como outros, defende a importância de que todas as mulheres com SOP sejam avaliadas laboratorialmente tanto para a função quanto para a presença de auto-anticorpos contra a tireoide.
⠀
Referência bibliográfica: Association Between PCOS and Autoimmune Thyroid Disease: A Systematic Review and Meta-Analysis Mirian Romitti et al. Endocr Connect. 2018